• Três montadoras manifestam interesse em fornecer veículos elétricos para o Estado testar

Três montadoras manifestam interesse em fornecer veículos elétricos para o Estado testar

20 de dezembro de 2021 \\ Geral

Três montadoras de automóveis manifestaram interesse em ceder veículos elétricos para serem testados pelo Estado da Bahia. As empresas confirmaram interesse na tarde desta quinta-feira (16), durante Audiência Pública para apresentação o projeto piloto, concebido pela Secretaria da Administração (Saeb) para avaliar os carros elétricos em atividades cotidianas do serviço público. Os automóveis serão utilizados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Saeb. 

Representantes das fabricantes ofereceram um total cinco carros para serem testados na frota do estado. A montadora Caoa confirmou interesse em ceder dois veículos elétricos para testes. A Nissan do Brasil disponibilizou outros dois automóveis para serem testados e a fabricante Build Your Dreams (BYD) ofertou um quinto carro. As empresas também confirmaram o intuito de fornecer carregadores elétricos para fazer a recarga dos veículos, durante o período de testes.  

O projeto piloto prevê a cessão dos veículos elétricos pela iniciativa privada, sem ônus para o Estado, em contrato de comodato.  “A Audiência Pública foi muito exitosa porque conseguimos atingir o número de veículos elétricos planejado, comentou Andressa Schettini, que está à frente da Coordenação de Serviços Compartilhados, unidade da Saeb responsável pelo projeto piloto.  

Dentre os cinco veículos, dois serão utilizados pela Polícia Militar, outros dois pela Polícia Civil e o quinto pela Secretaria da Administração. Os automóveis serão colocados em uso, nas condições inerentes ao exercício de atividades administrativas e policiais, para verificação de desempenho e adequação aos serviços prestados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Saeb.  

Os veículos serão testados durante um período de 90 dias, utilizados em atividades corriqueiras da administração pública. Caso os testes demonstrem a viabilidade dos automóveis às atividades que serão submetidos, o Governo terá a alternativa de diversificar sua frota, incluindo carros movidos por outro tipo de matriz energética. A diversificação pode mitigar eventuais crises de abastecimento, gerar vantagem econômica para o Estado e ainda trazer benefícios ambientais.  

Os carros elétricos não emitem gases de efeito estufa (GEE), como os veículos movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Nesse sentido, o uso de automóveis movidos a energia elétrica coaduna com o objetivo de reduzir o aquecimento global, uma das diretrizes contidas no acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.