• Jornalista comemora 38 anos na área da comunicação

Jornalista comemora 38 anos na área da comunicação

18 de dezembro de 2021 \\ Geral

Jornalista feirense Antonildes dos Santos, ou se preferir Papá, completa hoje, 16, uma trajetória de 38 anos de dedicação à área da comunicação, iniciada no extinto Jornal Feira Hoje em 1983. Sua primeira função foi de encarregado da distribuição, que consistia em controlar e organizar o envio dos jornais para os vendedores, bancas de revistas e assinantes. Em 1986 foi promovido para o setor de composição gráfica, responsável pela digitação das matérias produzidas na redação.

“O processo à época para produção do jornal impresso era penoso! Os repórteres escreviam suas matérias em máquinas de escrever manuais em laudas (folha de papel padronizado) e essas eram repassadas para a diagramação – que definia a disposição dos elementos gráficos, textos e fotos, em um espaço definido -, depois enviado para a composição gráfica para digitação em equipamentos específicos e enviados para o departamento de arte para montagem das matrizes e remetidos ao fotolito para gravação em chapas e daí seguia para impressora off-set”, explicou.

“O jornal Feira Hoje teve uma contribuição enorme na minha vida profissional e de muitos colegas que por lá passaram. Aprendi muitas coisas nesse período, inclusive diagramação. Agradeço muito aos colegas e diagramadores Célia Farias, Elbas Ferreira (in memorian) e Alyrio Ribeiro, que me ensinaram muito”, pontuou.

“Com a evolução da informática a partir do início da década de 1990 esse processo para produção do jornal impresso ficou facilitado, como em todas as áreas da imprensa escrita, falada e televisada. Hoje temos uma gama incalculável de opções para nos informar, mas não abro mão de consultar diariamente o jornal impresso. A internet tem uma força extraordinária, abriu um campo infinito para a informação, porém tem a produção das fake news (notícias falsas) como um grande problema para quem busca informação com credibilidade. Todo cuidado é pouco!”, advertiu.

Antonildes dos Santos é bacharel em Jornalismo pela FAT – Faculdade Anísio Teixeira. Trabalhou nos jornais Folha do Estado da Bahia e Tribuna Feirense. Editou e diagramou por muitos anos a Revista Destaque e o jornal DaFeira, do publicitário Elton Christo e muitos outros trabalhos na área da comunicação durante esse período. Diagrama os jornais Municípios em Foco, do jornalista Azevedo; o jornal Digaí, do jornalista/repórter fotográfico, Luiz Tito. É assessor de imprensa dos Sindicatos dos Metalúrgicos (STIM) e dos Borracheiros (Sindborracha). Desde 7 de setembro de 2017 apresenta na Rádio Geral, as terças e quintas-feiras, das 14 às 15 horas, o Programa PapaAr.

“Um grande desafio para mim, todavia estou encarando com muita satisfação esse novo projeto, que já tem quatro anos. A acolhida dos diretores da Rádio, Humbertinho e Ricardo Cedraz, do coordenador Amaury Júnior e do radialista/jornalista Reginaldo Júnior, deixam-me bastante confortável para conduzir o programa. Seguirei, sem dúvida, essa trajetória na web ‘primordial para uns, dispensável para outros’”, finalizou o jornalista.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.