• Agricultura familiar passa a contar com plataforma digital que organiza e oferta produtos de cooperativas e associações

Agricultura familiar passa a contar com plataforma digital que organiza e oferta produtos de cooperativas e associações

17 de dezembro de 2021 \\ Geral

Associações e cooperativas baianas, que participam da 12ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária conheceram, nesta quinta-feira (16), o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (SIRAF/NE). A ação integra uma campanha de mobilização promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A plataforma, genuinamente nordestina, tem como objetivo sistematizar a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na região Nordeste, dando visibilidade à diversidade e ao volume de sua produção. O sistema facilita o acesso e qualifica as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explica que esse foi um momento de mobilizar as organizações produtivas a se inscreverem. “Essa campanha tem o objetivo de estimular as nossas cooperativas a inserir as suas informações de produção e vendas no sistema, onde vai ser possível cadastrá-las. Assim, tanto o mercado varejo como os mercados que fazem compras institucionais, prefeituras, governos, hospitais públicos, escolas e etc., vão enxergar a grande diversidade de produção que temos no Nordeste e em qual época esse produto é ofertado, para assim dirigir as compras. Daí, a gente amplia a oferta e a compra desses produtos entre os estados do Nordeste”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, explicou que o Siraf é um sistema informatizado, que organiza toda a produção da agricultura familiar do Nordeste. “O diferencial é que íntegra todos os estados da região. É um grande sistema de oferta, onde conseguimos enxergar o que temos no Nordeste. Com ele, a gente começa a fazer a integração da agricultura familiar de forma efetiva”. Para se cadastrar no Siraf, as organizações produtivas devem acessar sirafne.uern.br.

Fonte: Ascom/SDR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.