• Obras de ampliação do SIAA de Amélia Rodrigues vão beneficiar mais de 92 mil habitantes

Obras de ampliação do SIAA de Amélia Rodrigues vão beneficiar mais de 92 mil habitantes

07 de dezembro de 2021 \\ Geral

O Governo do Estado, em mais uma ação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), está finalizando a 1ª etapa das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Amélia Rodrigues.

Os trabalhos estão sendo executados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à SIHS, e vão beneficiar 92.435 moradores dos municípios de Amélia Rodrigues (sede), Conceição do Jacuípe (sede), Coração de Maria (sede),Teodoro Sampaio (sede), Terra Nova (sede) e as localidades de São Bento do Inhatá, Mata da Aliança, Cambotá e Lustosa.

Visando melhorar a capacidade da operação nas unidades de adução, tratamento, reservação e rede de distribuição, foram investidos R$ 59.982.469,22 na execução das obras. Estão previstas no projeto a implantação de captação através da derivação do canal de água bruta do Sistema de Pedra do Cavalo, a implantação de mais de 83 quilômetros de adutoras e subadutoras de água tratada, a implantação de adutora com extensão de 18,5 quilômetros de água bruta, a implantação de três estações elevatórias, a ampliação da estação de tratamento de água de Amélia Rodrigues e a implantação de 45,5 quilômetros de rede de distribuição.

“A obra já está sendo concluída, com 95% de avanço físico. Essa intervenção vai melhorar o abastecimento de água dos municípios e localidades vinculados ao Sistema Integrado de Amélia Rodrigues, duplicando a capacidade de produção de água, que vai passar dos atuais 130l/s para 260 l/s”, informou o titular da SIHS, Leonardo Góes. Os testes pré-operacionais estão em andamento, e a previsão de conclusão é no início de fevereiro de 2022.

Fonte: Ascom/SIHS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.