• CPI da Saúde da Câmara faz primeira reunião, mas representantes da IMAPS não comparecem

CPI da Saúde da Câmara faz primeira reunião, mas representantes da IMAPS não comparecem

16 de novembro de 2021 \\ Geral

Com o intuito de dar início às apurações sobre possíveis irregularidades no âmbito, principalmente, dos contratos de serviços terceirizados junto à Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara de Vereadores realizou, na tarde desta terça (16), a sua primeira reunião. Contudo, as testemunhas do IMAPS - Instituto Marie Pierre de Saúde (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuípe), intimadas para depor, não compareceram.  
 
Uma das testemunhas intimadas é a presidente do Conselho de Administração do IMAPS, Célia Maria Teixeira de Freitas, a qual não compareceu porque alegou, através de ofício, que se encontra no Rio de Janeiro a trabalho. Também foi intimada Edijane dos Santos, coordenadora do RH da entidade, mas fora dito que ela não faz mais parte do quadro de pessoal da entidade. Ainda, a comissão intimou Carlos Alberto do Espírito Santo, mas ele também não mais pertence ao quadro diretivo do IMAPS. 
 
O vereador Paulão do Caldeirão (PDC), presidente da Comissão de Saúde, disse que é uma falta de respeito muito grande da entidade para com a Câmara Municipal, quando apresenta ofícios que não convencem c om o intuito de justificar as ausências. “O objetivo desta CPI é esclarecer várias irregularidades que chegaram à Ouvidoria desta Casa Legislativa na área da saúde, e a entidade está burlando qualquer possibilidade de esclarecimento”, disse. 
 
 Jhonatas Monteiro (PSOL) lembrou que já houve ação do Ministério Público e, também, investigação policial para entender “até onde vai o buraco das contratações na saúde feirense e os prejuízos que isso causa à população”. Segundo ele, Feira de Santana espera que, ao final dessa CPI, o relatório aponte, devidamente, aqueles e aquelas que têm culpa nesta situação.  
 
“Faz-se necessário, sim, uma CPI para investigar esse histórico que temos de falsas cooperativas, que são, na verdade, empresas com donos que têm conexões políticas, e que utilizavam a forma cooperativa para contornar um conjunto de obrigações legais, dentre elas as trabalhistas”, afirmou. 
 
Lu de Ronny (MDB) disse que, enquanto vereadora e enfermeira, ficou estarrecida com os depoimentos de diversos profissionais da área de saúde que estão com seus salários atrasados. “Quero entender o motivo desses atrasos. É por que os valores não estão sendo repassados pela Prefeitura para o IMAPS? E por que a entidade não veio participar desta reunião?”, indagou. 
 
O próximo encontro da CPI está marcado para acontecer na sexta (19), a partir das 8h30, quando deve haver a apresentação de um plano de trabalho, bem como das linhas de investigação e, também, do trâmite para o processo de oitivas. Vale lembrar que a CPI foi criada após iniciativa do vereador Sílvio Dias (PT), que contou com 11 votos favoráveis em sessão realizada no início de outubro. Também integra a CPI o vereador Galeguinho SPA (PSB).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.