• Defesa Civil recomenda cuidados durante chuvas intensas

Defesa Civil recomenda cuidados durante chuvas intensas

04 de novembro de 2021 \\ Geral

As fortes chuvas, com incidência de raios e trovões, que chegaram em Feira de Santana nos últimos dias vão se estender até domingo, 7. A frente fria é causada por um acúmulo de nuvens vindos do estado do Amazonas. Nesse período chuvoso, a Defesa Civil Municipal fica atenta para as solicitações, através do Fala Feira 156, e recomenda cuidados para a população.


Até o momento 42,2 milímetros de chuvas caíram, sendo a média para o mês um acumulado de 67,4 milímetros – acima de 25 é necessário ficar em alerta.


“É possível que ainda neste sábado [6] atinja o acumulado para o mês, com possibilidade de descargas elétricas. Vale destacar que essa é uma previsão, podendo chover mais ou até menos, a depender das condições climáticas”, explica a coordenadora de Defesa Civil, Ana Karoline Rebouças. 


A orientação do órgão municipal, em casos de alagamento nas residências, é sair do imóvel retirando apenas documentos essenciais (caso haja oportunidade) e se abrigar em um local seguro.


Nos casos em que o veículo está em uma área de alagamento, os motoristas devem evitar seguir o trajeto das enchentes. Se o automóvel estiver inundando, a recomendação é abandonar o veículo.


A Defesa Civil também recomenda que as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores por conta do risco de descargas elétricas, não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda e evitar utilizar aparelhos ligados à tomada - quando há inundações.


“Sabemos que muita gente tem receio de abandonar a casa ou o veículo, mas é uma decisão extremamente necessária. O mais importante é preservar vidas”, destacou a coordenadora da Defesa Civil.


Equipes da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) estão intensificando a limpeza de caixas e drenagem pluvial. Tudo isso para permitir o devido escoamento da água, evitando alagamentos. A colaboração da população evitando jogar lixo no chão é essencial, sendo esta a principal causa dos entupimentos de bueiros. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.