• Aprovado, em 2ª discussão, projeto que reconhece o Feiraguay como Patrimônio Histórico e Cultural de Feira de Santana

Aprovado, em 2ª discussão, projeto que reconhece o Feiraguay como Patrimônio Histórico e Cultural de Feira de Santana

29 de outubro de 2021 \\ Geral

Patrimônio Histórico e Cultural de Feira de Santana. Assim é como o Centro Comercial do Feiraguay será reconhecido a partir de agora. O projeto de lei nº 144/2021 que trata do tema foi aprovado, em segunda discussão, na sessão ordinária desta quinta (28) na Câmara Municipal. A proposta é uma iniciativa conjunta dos vereadores Fernando Torres (PSD) e Luiz da Feira (PROS). 

De acordo com a propositura, que prevê a transformação da categoria de bem de uso comum para bem de domínio público, como forma de resguardar o espaço, a área fica desafetada com a finalidade de permitir o direito de uso econômico pelos comerciantes ali estabelecidos desde sua alocação, conservando a historicidade, até o turismo, e reconhecendo a consolidação dos que ali se encontram, que o fazem por meio de boxes individualizado.  

A importância do centro comercial, que ocupa uma área de quase cinco mil metros quadrados na Praça Presidente Médici, foi reconhecida por diversos vereadores durante declarações de votos. Eles ressaltaram a condição de referência para Ferira de Santana em toda Bahia e até outros estados, e a importância que o entreposto tem na história da cidade.  

Luiz da Feira (PROS), um dos idealizadores do projeto, se disse emocionado com a aprovação da iniciativa, que também é de sua autoria, porque ele já trabalho no Feiraguai e acompanhou o crescimento daquele local. “Agora, como vereador, estar aqui na Casa e poder aprovar este projeto me deixa muito feliz. Agradeço a todos os colegas que votaram favoráveis a essa iniciativa”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.