• Governo do Estado estabelece parceria com BNDES para modernização de parques estaduais

Governo do Estado estabelece parceria com BNDES para modernização de parques estaduais

24 de outubro de 2021 \\ Geral

Com o objetivo de oferecer novos espaços para a população baiana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizará consultas e audiências públicas para a concessão de parques estaduais, com o foco na modernização e preservação ambiental. Um dos parques que deverão ser contemplados nesse programa é o Metropolitano de Pituaçu, situado na capital baiana e que é grande atrativo esportivo e turístico da cidade.

A ação faz parte de um projeto do BNDES de Concessões de Parques Naturais, lançado com a finalidade de disponibilizar espaços com atrativos ao público, sem deixar de oferecer a gratuidade prevista nas leis municipais, estaduais e federais. O processo de concessão ainda passará por todos os ritos que preveem no contrato firmado com o Governo do Estado, como ouvir a comunidade do entorno, informar a sociedade passo a passo de tudo o que será feito, com transparência e responsabilidade ambiental, mostrando o cuidado com as comunidades tradicionais, os moradores do entorno, turistas e os esportistas que usufruem do local.

A concessão contemplará a modernização e revitalização da ciclovia, dos restaurantes, quadras, parques infantis e demais espaços que ofereçam lazer para a população. Após a efetivação da concessão, o Governo do Estado oferecerá à sociedade um novo conceito de parque urbano na capital.

Os parques estaduais estavam fechados desde março de 2019, quando começou a pandemia da Covi-19, e foram reabertos no último dia 15 deste mês. Neste momento de reabertura, o Parque Metropolitano de Pituaçu vem adotando todas as medidas restritivas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e conforme preveem os decretos municipais e estaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.