• NEOJIBA comemora 14 anos com apresentações presenciais e online e inauguração de novo espaço cultural

NEOJIBA comemora 14 anos com apresentações presenciais e online e inauguração de novo espaço cultural

14 de outubro de 2021 \\ Geral

O aniversário de 14 anos do NEOJIBA, programa social do Governo da Bahia, será comemorado com muita música e com um presente especial: a volta do público aos recitais e concertos.  Durante o mês de outubro, serão realizadas diversas apresentações presenciais e online para marcar a data, celebrada no dia 20/10. No próximo fim de semana serão várias apresentações de forma online e com público.

Na próxima sexta, 15/10, o NEOJIBA apresenta, de forma online, concerto com integrantes de Salvador (Orquestra Pedagógica Experimental e Coro Infantojuvenil), e do núcleo de Jequié e do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista. Eles tocarão juntos pela primeira vez, como parte das atividades especiais que serão ofertadas aos visitantes dos Núcleos de Jequié e de Vitória da Conquista que estão em Salvador para um intercâmbio com integrantes de Salvador. O intercâmbio acontece entre os dias 13 e 17/10. O recital será transmitido ao vivo do Parque do Queimado pelo Facebook e Youtube (youtube.com/neojibatv). 

O público voltará presencialmente ao Parque do Queimado no sábado, 16/10, para assistir a recitais com integrantes da Orquestra 2 de Julho e da Orquestra Castro Alves, duas das principais formações musicais do NEOJIBA. As apresentações acontecem às 11h e às 19h. Os eventos seguirão todos os protocolos vigentes de prevenção à COVID-19, assim como as demais apresentações presenciais. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente no Sympla na véspera da realização dos eventos. Quem não puder comparecer, poderá acompanhar tudo ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube.

No sábado ainda, pela tarde, Salvador ganha um novo espaço cultural. A Arca NEOJIBA será inaugurada no sábado (16/10), às 16h30, como parte da programação de aniversário de 14 anos do NEOJIBA. Nesta primeira apresentação, estarão no palco integrantes do NEOJIBA e convidados, como o grupo A Pombagem, que atua com recitais, musicais e espetáculos de teatro de rua, e um grupo musical da OAF (Organização de Auxílio Fraterno), que irá mostrar um número de maculelê. O evento contará com a presença do público e seguirá todos os protocolos vigentes de prevenção à COVID-19. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente no Sympla a partir do dia 15/10.

A Arca NEOJIBA está localizada na área verde do Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa. O espaço, que permanecerá aberto a todos os talentos da comunidade, começou a ser construído em 2019, por meio de uma campanha de financiamento colaborativo. O projeto foi aprovado pelo edital do programa Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural, através da plataforma Benfeitoria. 

A campanha engajou não somente o público que costuma frequentar os concertos das formações musicais do NEOJIBA, mas também toda a equipe de colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música, responsável pela gestão do programa, além de artistas que contribuíram voluntariamente na divulgação da campanha. Ao todo, foram arrecadados R$ 107 mil. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dobrou o valor de cada contribuição individual. 

O espírito colaborativo também estará presente no projeto Saraus da Arca. Adolescentes e jovens do NEOJIBA poderão mostrar seus talentos nas mais variadas linguagens, com repertório livre, em apresentações conjuntas com familiares, colegas de escola, vizinhos e amigos. Os saraus também irão receber grupos artísticos de Salvador que queiram interagir com os integrantes do programa. As apresentações serão sempre gratuitas e abertas ao público, em conformidade com os protocolos sanitários.  A ideia é fortalecer o espírito de comunidade em um dos bairros com maior diversidade cultural de Salvador.

No domingo, 17/10, às 11h, será a vez dos coordenadores e instrutores do programa se apresentarem no Parque do Queimado, tocando obras de câmara. O evento será aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube. 

O Teatro Castro Alves, onde a história do NEOJIBA começou, também será palco da festa. No domingo, 17/10, às 17h, o TCA voltará a abrigar as orquestras do NEOJIBA, pela primeira vez desde o início da pandemia. A Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves irão apresentar peças de Tchaikovsky, Saint-Saëns, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Caetano Veloso. O concerto será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube. 

O Aniversário de 14 anos do NEOJIBA é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. O NEOJIBA é um programa social do Governo da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).

Recomendações para os eventos presenciais: 

?? Leve o seu cartão de vacinação, comprovando que já tomou as duas doses da vacina ou a dose única, para assistir ao evento. 

?? Pedimos a todos(as) que assistirem à apresentação presencialmente e que apresentem qualquer sintoma de COVID-19 em até 7 dias para entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: 71 3044-2959.


Confira a programação completa:

Eventos públicos

7/10, às 14h - Live "Direitos das Crianças: brincar para educar", com a equipe de Desenvolvimento Social do programa -  Transmissão pelo Youtube

9 e 10/10, às 11h  - Apresentação ao vivo do musical "Os Saltimbancos", com vídeos gravados por integrantes de todos os núcleos do programa - Transmissão pelo Facebook

15/10, às 16h - Recital dos integrantes da Orquestra Pedagógica Experimental, Coro Infantojuvenil, Núcleo Cidade Sol (Jequié) e Núcleo Territorial de Vitória da Conquista - Transmissão pelo Facebook e Youtube

16/10, às 11h, no Parque do Queimado -  Recital com integrantes da Orquestra 2 de Julho e da Orquestra Castro Alves - Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.  Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento. 

16/10, às 16h30, no Parque do Queimado - Inauguração da Arca NEOJIBA - Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.  

16/10, às 19h, no Parque do Queimado - Octetos de Mendelssohn e Stravinsky, com integrantes da Orquestra 2 de Julho - Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento. 

17/10, às 11h, no Parque do Queimado - Obras de Câmara com  coordenadores e Instrutores  do NEOJIBA - Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento. 

17/10, às 17h - Concerto com a Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves no Teatro Castro Alves - Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. 

20/10, às 19h - Apresentação ao vivo dos melhores momentos das comemorações de aniversário nos núcleos de Salvador e do interior da Bahia -  Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. 

23  e 24/10, às 11h e 16h, no Teatro Vila Velha – Apresentação da ópera "Dido e Enéas", com o Coro Juvenil e direção de Márcio Meirelles. Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento. 

Eventos internos

2/10, às 9h30 - Apresentação virtual dos resultados da Pesquisa Interna 2020 e debate com os integrantes do programa  

9/10, às 13h - Apresentação virtual da final do "Solfejando", concurso de Solfejo com integrantes de diversos núcleos do programa 

13 a 17/10 - Encontro presencial de capacitação do Núcleo Cidade Sol, em Jequié, e do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.