• Morre ator Luis Gustavo aos 87 anos; artista tratava câncer de intestino há 2 anos

Morre ator Luis Gustavo aos 87 anos; artista tratava câncer de intestino há 2 anos

19 de setembro de 2021 \\ Geral


Morreu aos 87 anos o ator Luis Gustavo Blanco, neste domingo (19), vítima de câncer, em Itatiba, interior de São Paulo. De acordo com o G1, o artista lutava contra um câncer de intestino desde 2018 e sofreu complicações.

 

O ator Luis Gustavo nasceu em Gotemburgo, na Suécia, no dia 2 de fevereiro de 1934.

 

 

Foi o Beto Rockfeller (1968), na novela da TV Tupi, que inovou a linguagem do gênero. A estreia na Globo foi em 1976.

 

Ele fez inúmeros personagens na TV e do teatro e entre os mais conhecidos estão o Vavá, no programa "Sai de Baixo", e o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em "Ti Ti Ti".

Morre terceiro suspeito de participar da morte do tenente da Rondesp em Cosme de Farias
Foto: Divulgação / SSP-BA

Um suspeito de participação na morte do tenente Mateus Grec Carvalho Marinho Queiroz, no bairro de Cosme de Farias (leia aqui), morreu em confronto com policiais militares na noite deste sábado (18), no bairro de Arraial do Retiro, em Salvador. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o homem foi localizado por guarnições das Rondas Especiais (Rondesps) Atlântico e Central, além do Batalhão de Choque e do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM).

 

Os policiais receberam, através do Disque Denúncia, informações de que um dos envolvidos no crime ocorrido, no dia 12 deste mês, estaria na travessa Ana Paula. “Quando as equipes chegaram foram recebidas a tiros. Houve confronto, o criminoso acabou ferido e não resistiu”, contou o comandante da Rondesp Atlântico, major Valdino Sacramento. 

 

Na ação foram apreendidos um revólver calibre 38, cinco munições, 27 porções de cocaína, 15 trouxas de maconha e 16 embalagens pequenas da mesma droga. A ocorrência foi registrada na Corregedoria da Polícia Militar.

 

O terceiro localizado tinha passagem por receptação de veículo. Os outros dois criminosos encontrados (lembre aqui), no bairro de Sussuarana Nova, na quarta-feira (15), respondiam por tráfico de drogas, porte de arma de uso restrito, furto e violência doméstica.

Paulo Coelho usa redes sociais para pedir que ONU barre Bolsonaro em Assembleia Geral
Foto: Divulgação

Contrariado com a participação do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), na Assembleia Geral da ONU, o escritor Paulo Coelho usou as redes sociais para pedir que a instituição  barrasse a participação do chefe de estado. Isso porque  Bolsonaro, que ao que tudo indica não tomou nenhuma dose do imunizante contra a Covid-19, estaria contrariando a orientação  da Organização de que os 100 líderes que participam do evento estivessem imunizados.

 

O líder brasileiro desembarca neste domingo (19) em Nova York e deverá, com seu discurso, abrir a assembleia, como  de costume.  Em seu tweet, publicado na última sexta-feira (17), conforme divulgou o jornal O Globo, o escritor chegou a marcar o secretário-geral da ONU, António Guterres, para que a comitiva presidencial brasileira não seja recebida.

 

"SG @antonioguterres , sei que não pode impedir a entrada de mandatários, mas seria uma vitória proibir a comitiva do pres brasileiro de entrar. Não estão vacinados - mau exemplo hoje estampada em todos os jornais do mundo", postou Paulo Coelho.

 

A participação de Bolsonaro na Assembléia, que começou no último dia 14, vem causando polêmica mesmo antes do início do evento. Isso porque, o presidente, que colocou sob sigilio sua imunização,  diz não ter se vacinado contra a Covid-19.

 

A cidade de Nova York chegou a enviar uma carta para o presidente da Assembleia-Geral pedindo a vacinação dos participantes. Abdulla Shahid apoiou a ideia e disse que iria submeter o pedido ao secretário-geral das Nações Unidas. No entanto, o secretário  António Guterres disse que não poderia  barrar os chefes de Estado. 
 

Com 80,4% de aproveitamento no comando da Seleção, Tite segue com prestígio alto na CBF
Foto: Tiago Caldas/ Bahia Notícias

O técnico Tite segue com prestígio alto com a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Bahia Notícias apurou que a diretoria da entidade avalia muito bem o trabalho do treinador à frente da Seleção. Até o momento, o comandante do time canarinho acumula 63 jogos e possui 47 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas. Aproveitamento de 80,4%. Ele é treinador da equipe desde 20 de junho de 2016.

 

Nas Eliminatórias da Copa, o Brasil lidera com folga. A Seleção tem 24 pontos, em oito jogos disputados, o que representa aproveitamento de 100%. A Argentina aprece em segundo com 18.

 

Não são apenas os bons números de Tite que são levados em conta pela CBF. Outros aspectos como liderança e ótimo relacionamento com elenco também são elogiados pela cúpula da entidade.

 

Com o prestígio em alta, Tite só não permaneceria no comando da Seleção se fosse de sua própria vontade. A ideia é que ele cumpra seu contrato até o fim da Copa do Mundo de 2022.

 

O próximo compromisso do Brasil é contra a Venezuela, no dia 7 de outubro, uma quinta-feira, às 20h30, em Caracas, pela 11ª rodada das Eliminatórias.

Operador Nacional descarta relação de apagão no Sudeste com crise hídrica
Foto: Reprodução/Google StreetView

Foi descartada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), neste domingo (19), a relação do apagão que afetou parte da Região Sudeste na noite de sábado (18) com a crise hídrica do país.

 

A entidade informou que egundo o ONS, às 21h21 de sábado “houve um desligamento total da Subestação de Rocha Leão”. O local, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, pertence a Furnas — que já tinha admitido a falha em nota neste domingo.

 

“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.

 

Conforme reportagem do G1, a ONS informou que entrou em ação a “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”, afetando cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Às 22h32, o abastecimento estava normalizado.

 

O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos.

Projota fala de fase difícil que o fez engordar 15 quilos e diz que agora está bem
Foto: Reprodução / Tv Globo

Projota, 35, fez um longo desabafo falando das dificuldades que viveu no último ano. O cantor e ex-BBB falou sobre a morte da avó, Lourdes, em junho, a quem chama de mãe, e também do ganho de peso e da importância da família para ressignificar o momento emocionalmente difícil que estava vivendo.
 

"Dizem que o que não mata, engorda! Pois eu ganhei 15 quilos. Por ansiedade, angústia, medo, não sei. Mas eu respeitei meu tempo, nem falo muito sobre isso aqui, preferi falar na minha arte e fiz um álbum sobre isso. Me grudei no que mais me faz bem, minha família", compartilhou o rapper no Instagram Stories na noite deste sábado (18).
 

"Até que um dia eu despertei novamente! Comecei a me cuidar, correr, me alimentar melhor, e sigo agora no rumo da busca da minha melhor forma novamente, estou no caminho, me respeitando e indo no meu ritmo", esclareceu Projota, que falou também sobre o novo corte de cabelo. A mudança do visual é vista por ele como um divisor da fase ruim para essa nova etapa que ele está começando a viver.
 

"Depois de dois anos sem cortar o cabelo direito por conta da pandemia, eu fui hoje! Porque agora eu estou bem! Porque eu me sinto pronto pra outra! E eu fiz até um risco no cabelo que eu nunca tinha feito, e para você pode não ser grande coisa, mas para mim representa que risquei o principal item da minha lista de tarefas pra esse ano, e esse item dizia: SUPERA! Amo vocês! Foco, Força e Fé sempre!", finalizou.
 

Projota postou fotos do novo corte e ganhou elogios do ex-BBB Arthur Picoli e da mulher, Tâmara Contro. "Cabelinho na régua está demais, te amo seu maravilhoso", escreveu a atriz e influenciadora digital, com quem o músico tem uma filha: Marieva, de apenas um aninho.

TJ-BA: Voluntários tem até quinta para se inscreverem na Semana Nacional de Conciliação
Foto: Reprodução / TJ-BA

Proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a XVI Semana Nacional de Conciliação (SNC), irá acontecer entreos dias oito de 12 de novembro em todo o Brasiç com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. Na Bahia, o Tribunal de Justiça (TJ-BA) já abriu inscrições para mediadores certificados e em formação que desejem atuar como voluntários no projeto. 

 

De acordo com o TJ, até o dia 23 de setembro, próxima quinta-feira,  o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos mantém disponível (aqui) o formulário de inscrição para mediadores certificados e em formação, que desejam atuar voluntariamente durante a Semana 2021. Segundo o Poder Judiciário, os selecionados receberão Certificado de Participação, após o encerramento do período de trabalho.

 

Foto: Divulgação / TJ-BA

 

Já as partes interessadas ou seus representantes legais,  também já podem inscrever os seus processos para participarem da Semana Nacional de Conciliação 2021, através do formulário de adesão (aqui). As inscrições de processos iniciaram no dia 13/09 e podem ser realizadas até 15 de outubro. 

 

Os projetos inscritos serão selecionados até 22 de outubro e as intimações para as audiências de conciliação devem ocorrer, prioritariamente e preferencialmente, através de aplicativo de mensagem instantânea ou telefone. Por conta da pandemia, a XVI edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada de forma híbrida (virtual e presencial), ocorrendo o atendimento presencial apenas se constatadas condições sanitárias que o viabilizem. Durante a semana, serão priorizadas as audiências de conciliação.

Premiação do Emmy Awards acontece neste domingo; veja indicados e onde assistir
Foto: Reprodução / Olhar Digital

Com público limitado por conta da pandemia da Covid-19, acontece neste domingo (19), em Los Angeles, a 73ª edição do Primetime Emmy Awards, mais relevante premiação da televisão e do streaming americanos. Dentre as plataformas, a  HBO, com 130 indicações, lidera a lista dos favoritos ao prêmio. A Netflix aparece em seguida com 129. Disney+ fica em terceiro, com 71. O público poderá assistir a premiação através dos canaispagos TNT e TNT Séries, ou ainda, pela internet através do canal TNT Go. 

 

Conforme divulgou o portal G1, entre os mais cotados para o prêmio na categoria Drama, "The Mandalorian" e "The Crown" lideram com 24 indicações, cada. Na mesma categoria ainda concorrem "O Conto da Aia", "The Boys", "Bridgerton", "Lovecraft Country", "Pose" e "This Is Us". 

 

Entre os  dias 11 e 12, alguns dos prêmios já foram entregues nas cerimônias dos Emmys de Artes Criativas. na ocasião, "The queen's gambit" chegou a premiação principal  com nove estatuetas. "The Mandalorian" levou sete. "The Crown", a outra líder de indicações em 2021, ganhou quatro. Confira abaixo lista de indicados divulgada pelo portal Omelete. 

 

Foto: 'The Crown', série que narra trajetória da Rainha Elizabeth II é uma das favoritas ao prêmio

(Reprodução; Netflix) 


 
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA

Black-ish

Cobra Kai

Emily in Paris

Hacks

The Flight Attendant

O Método Kominsky

Pen15

Ted Lasso

 

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA

Aidy Bryant (Shrill)

Kaley Cuoco (The Flight Attendant)

Allison Janney (Mom)

Tracee Ellis Ross (Black-ish)

Jean Smart (Hacks)

 

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA

Anthony Anderson (Black-ish)

Michael Douglas (O Método Kominsky)

William H. Macy (Shameless)

Jason Sudeikis (Ted Lasso)

Kenan Thompson (Kenan)

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA

Hannah Einbinder (Hacks)

Aidy Bryant (Saturday Night Live)

Kate McKinnon (Saturday Night Live)

Cecily Strong (Saturday Night Live)

Juno Temple (Ted Lasso)

Hannah Waddingham (Ted Lasso)

Rosie Perez (The Flight Attendant)


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA

Carl Clemons-Hopkins (Hacks)

Kenan Thompson (Saturday Night Live)

Bowen Yang (Saturday Night Live)

Brett Goldstein (Ted Lasso)

Brendan Hunt (Ted Lasso)

Nick Mohammed (Ted Lasso)

Jeremy Swift (Ted Lasso)

Paul Reiser (O Método Kominsky)

 

ATRIZ CONVIDADA EM COMÉDIA

Jane Adams (Hacks)

Yvette Nicole Brown (A Black Lady Sketch Show)

Bernadette Peters (Zoey’s Extraordinary
Playlist)

Issa Rae (A Black Lady Sketch Show)

Maya Rudolph (Saturday Night Live)

Kristen Wiig (Saturday Night Live)

 

ATOR CONVIDADO EM COMÉDIA

Alec Baldwin (Saturday Night Live)

Dave Chappelle (Saturday Night Live)

Morgan Freeman (O Método Kominsky)

Daniel Kaluuya (Saturday Night Live)

Daniel Levy (Saturday Night Live)

 

MELHOR SÉRIE LIMITADA OU SÉRIE DE ANTOLOGIA

I May Destroy You

Mare of Easttown

O Gambito da Rainha

The Underground Railroad

WandaVision

 

MELHOR FILME PARA TV

Natal com Dolly Parton

Oslo

Mahalia

Sylvie’s Love

Uncle Frank

 

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA TV

Michaela Coel (I May Destroy You)

Cynthia Erivo (Genius: Aretha)

Elizabeth Olsen (WandaVision)

Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha)

Kate Winslet (Mare of Easttown)

 

MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA TV

Paul Bettany (WandaVision)

Ewan McGregor (Halston)

Hugh Grant (The Undoing)

Lin-Manuel Miranda (Hamilton)

Leslie Odom Jr. (Hamilton)

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA TV

Phillipa Soo (Hamilton)

Renée Elise Goldsberry (Hamilton)

Jean Smart (Mare of Easttown)

Julianne Nicholson (Mare of Easttown)

Moses Ingram (O Gambito da Rainha)

Kathryn Hahn (WandaVision)

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA TV

Daveed Diggs (Hamilton)

Jonathan Groff (Hamilton)

Anthony Ramos (Hamilton)

Paapa Essiedu (I May Destroy You)

Evan Peters (Mare of Easttown)

Thomas Brodie-Sangster (O Gambito da Rainha)

 

MELHOR SÉRIE DE DRAMA

The Boys

Bridgerton

The Crown

The Handmaid’s Tale

Lovecraft Country

The Mandalorian

Pose

This Is Us

 

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA

Uzo Aduba (In Treatment)

Olivia Colman (The Crown)

Emma Corrin (The Crown)

Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale)

Mj Rodriguez (Pose)

Jurnee Smollett (Lovecraft Country)

 

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA

Sterling K. Brown (This Is Us)

Jonathan Majors (Lovecraft Country)

Josh O’Connor (The Crown)

Regé-Jean Page (Bridgerton)

Billy Porter (Pose)

Matthew Rhys (Perry Mason)

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA

Aunjanue Ellis (Lovecraft Country)

Gillian Anderson (The Crown)

Helena Bonham Carter (The Crown)

Emerald Fennell (The Crown)

Madeline Brewer (The Handmaid’s Tale)

Ann Dowd (The Handmaid’s Tale)

Yvonne Strahovski (The Handmaid’s Tale)

Samira Wiley (The Handmaid’s Tale)

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA

Michael K. Williams (Lovecraft Country)

John Lithgow (Perry Mason)

Tobias Menzies (The Crown)

O-T Fagbenle (The Handmaid’s Tale)

Max Minghella (The Handmaid’s Tale)

Bradley Whitford (The Handmaid’s Tale)

Giancarlo Esposito (The Mandalorian)

Chris Sullivan (This Is Us)

 

ATRIZ CONVIDADA EM DRAMA

Alexis Bledel (The Handmaid’s Tale)

Claire Foy (The Crown)

Mckenna Grace (The Handmaid’s Tale)

Sophie Okonedo (Ratched)

Phylicia Rashad (This Is Us)

 

ATOR CONVIDADO EM DRAMA

Don Cheadle (Falcão e o Soldado Invernal)

Charles Dance (The Crown)

Timothy Olyphant (The Mandalorian)

Courtney B. Vance (Lovecraft Country)

Carl Weathers (The Mandalorian)

 

MELHOR PROGRAMA DE VARIEDADE DE TALK SHOW

Conan

The Daily Show with Trevor Noah

Jimmy Kimmel Live

Last Week Tonight with John Oliver

The Late Show with Stephen Colbert


MELHOR REALITY SHOW DE COMPETIÇÃO

The Amazing Race

Nailed It!

RuPaul’s Drag Race

Top Chef

The Voice
 

Mansão palco de jantar em que Temer ri de Bolsonaro tem dívida de R$ 5 milhões de IPTU
Temer em jantar na mansão, em São Paulo | Foto: Reprodução

A mansão que foi palco de um jantar em que o ex-presidente Michel Temer ri da imitação de Jair Bolsonaro feita por André Marinho é alvo de disputa na Justiça, em uma ação de retomada do imóvel.

 

A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo a publicação, o anfitrião Naji Nahas luta há três anos para continuar morando no casarão de 4,8 mil metros quadrados, no Jardim América, em São Paulo. O processo corre no Tribunal de Justiça paulista.

 

Ainda de acordo com a coluna, Naji não é o dono da casa. Mas mora na residência desde 1993, quando assinou um contrato de comodato com o banqueiro Luiz Affonso Otero, que morreu três anos depois.

 

Na ação proposta pelos herdeiros de Otero, Nahas é acusado de não pagar o IPTU desde 2016 e de não manter a casa "em condições de habitabilidade". O empresário deve cerca de R$ 5 milhões aos cofres da prefeitura de São Paulo.

 
Domingo, 19 de Setembro de 2021 - 12:40

Idade avançada pode aumentar risco de ocorrer queda em casa

por Por FolhaPress / Juliana Santos

Idade avançada pode aumentar risco de ocorrer queda em casa
Foto: Reprodução / SPDM

Tropeçar, escorregar, perder o equilíbrio e cair são experiências que fazem parte da vida de qualquer um. No entanto, com o avanço da idade, o corpo humano começa a demorar mais para se recuperar desses acidentes. Ao mesmo tempo, alterações na nossa forma de andar e na composição de músculos e ossos tornam as quedas cada vez mais frequentes.
 

Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia e médico no Hospital Israelita Albert Einstein, explica que quedas são comuns, chegando a afetar até 50% das pessoas com idade acima dos 80 anos --a maioria ocorre na residência ou em casas de repouso.
 

"Não é só pela idade, mas pela fraqueza muscular, a falta de equilíbrio e as condições do ambiente", conta o ortopedista. "Um tapete de banheiro muito escorregadio, degraus de diferentes níveis, escadas, são situações que predispõem estas quedas."
 

Os efeitos destes acidentes são variados. Duas fraturas frequentes acontecem na parte superior do fêmur (o osso mais longo do corpo, que vai do início da coxa até o joelho) e no quadril. Em quedas em que se bate a cabeça, o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio é um risco muito grave.
 

Estas lesões costumam ser tratadas com cirurgia, embora outras possam ser resolvidas com imobilização e repouso. "Nem sempre a recuperação total é possível", alerta Cohen, "por conta da gravidade da fratura e das condições ósseas do paciente".
 

Fabrício Buzatto, médico fisiatra, explica: "O processo de recuperação do idoso é totalmente diferente. O corpo responde de forma mais lenta em todo o processo de cicatrização e consolidação óssea." Ele cita doenças como osteoporose, que enfraquece os ossos e facilita fraturas, e sarcopenia, que reduz a massa muscular - ambas são comuns em idosos, e aumentam o perigo associado às quedas.
 


 

BAQUE NA AUTOESTIMA
 

Mas existem danos invisíveis ao olhar. O acidente pode reduzir a confiança que a pessoa tem em seu corpo, além de aumentar o medo de sofrer novas quedas. O mestre em enfermagem fundamental pela USP (Universidade de São Paulo) Jack Roberto Silva Fhon escreve em tese de doutorado de 2016 que ansiedade, isolamento e depressão são consequências comuns deste tipo de acidente.
 

"O primeiro passo para recuperar a confiança é tratar bem as consequências", diz Buzatto. "Depois, melhorar aspectos clínicos. Baixa vitamina D está associada às quedas, assim como deficiência de vitamina B12 e a perda de força e sensibilidade nas pernas. O exame de vista ou oftalmológico também é fundamental".
 

O fortalecimento do corpo com exercício físico pode ajudar a retomar suas atividades diárias com segurança. Mas as mudanças também devem ocorrer no ambiente que o idoso habita. "Evitar degraus, desníveis, tapetes soltos e obstáculos pela casa é importante, como a avaliação da saúde", afirma o fisiatra.
 

Moisés Cohen sugere a instalação de adaptações de barras de apoio, principalmente nos banheiros e box, bem como uma cadeira higiênica para se sentar durante o banho. Os especialistas chamam atenção aos animais de estimação, que, ao correr pela casa ou pular em seus donos, podem provocar graves acidentes.
 

Quando houver dor ou tontura, o ideal é não tentar levantar-se sozinho. Ter um telefone ou um alarme por perto é essencial para chamar ajuda.
 


 

SAIBA MAIS
 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre 28% a 35% dos idosos com mais de 65 anos sofrem quedas todos os anos; a frequência aumenta com a idade. Mas há como evitar!
 


 

LESÕES MAIS COMUNS
 

Fraturas (frequentemente no quadril e fêmur)
 

Deslocamento das articulações
 

Torções
 

Escoriações, ou ferimentos com pontos
 


 

DORES INVISÍVEIS -- A síndrome pós-queda
 

Confusão, queda na autoestima ou depressão
 

Medo ou ansiedade ao realizar tarefas simples ou abandonar atividades diárias para não voltar a cair --afetando o autocuidado e relacionamento com outras pessoas
 

Aumento na dependência e a perda de autonomia
 


 

FATORES DE RISCO:
 

- Saúde
 

Fragilidade (baixa energia, caminhar mais lento, perda de força e de massa muscular)
 

Múltiplas doenças, em especial relacionadas ao coração, músculos e ossos
 

Problemas de visão
 

Doença de Parkinson ou demências
 

Uso de múltiplos medicamentos, principalmente sedativos
 


 

- Comportamento
 

Consumo excessivo de álcool
 

Calçados inadequados (andar descalço ou só de meias; chinelos com solas escorregadias, saltos altos, solas finas e duras, e sapatos grandes ou pequenos demais)
 

Falta de exercícios
 

Histórico de quedas
 


 

- Ambiente
 

Degraus estreitos Pisos escorregadios, principalmente em escadas Tapetes e fios soltos Iluminação insuficiente Calçadas com rachaduras e buracos Móveis instáveis
 


 

Como evitar:
 


 

- Saúde:
 

Gerenciamento e redução do número de medicamentos, quando possível
 

Tratamento de visão
 

Prevenção das quedas de pressão arterial ou hipotensão ortostática
 

Suplementação de vitamina D e cálcio
 

Reabilitação dos problemas de mobilidade e fraqueza
 


 

- Comportamento:
 

Moderação no consumo de álcool
 

Prática consistente de exercícios, sem focar na intensidade
 

Treinamento de equilíbrio e marcha (caminhar), com uso de artefatos de apoio
 

Uso de calçados antiderrapantes e confortáveis
 


 

- Ambiente
 

Corrimão nos dois lados das escadas
 

Barras de apoio em todos os cômodos
 

Boa iluminação durante todo o dia
 

Pisos antiderrapantes, principalmente nos banheiros e box do chuveiro

Vulcão que poderia causar tsunami na Bahia entra em erupção; veja vídeo
Foto: Reprodução / Redes sociais

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção na manhã deste domingo (19). O nível de alerta para a possibilidade da erupção que poderia vir a causar um tsunami capaz de afetar o Brasil, a Bahia e outras localidades, chegou a ser elevado por autoridades espanholas na última quinta-feira (16), mas pesquisadores brasileiros classificaram como remotas as chances de conseqûencias serem sentidas por aqui. 

 

A elevação do nível de alerta (relembre), chegou a causar certo pânico em algumas pessoas,o que logo foi revertido pela ciência. Os especialistas explicam que o tsunami só ocorreria no pior cenário, caso parte da ilha desmoronassse com a força dos tremores, o que tem chances muito pequenas de acontecer.


De acordo  com reportagem do portal Uol, deste domingo (19), desde ontem o alerta de risco vulcânico foi acionado pelas autoridades espanholas, após o Cumbre Vieja demonstrar atividade. Pelo menos 4.200  tremores foram registrados por cientistas que atuam na ilha.

 

Na última quinta-feira (16), a informação da elevação da possibilidade do vulcão entrar em erupção foi divulgada pelo portal MetSul Meteorologia.  O site apontava  que o vulcão já vinha dando sinais de atividade.  "Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, à reportagem.

 

 A hipótese, ainda que remota,  de que  um tsunami poderia ocorrer após a erupção do Cumbre, já foi confirmada em pesquisas sobre o tema. Mas muitas variáveis influenciam essa possibilidade. As informações são do pesquisador Steven Ward, da Universidade da Califórnia. Ele é autor de um estudo sobre o impacto que uma erupção do vulcão Cumbre Vieja poderia causar nas Américas publicado em 2001 (relembre). 

 

 O estudo de Ward considera que, na pior hipótese,  uma parte da ilha de La Palma com cerca de 500 m³ se desprenderia e cairia no mar. De acordo com  pesquisador, essa queda produziria uma energia tão grande que, em seis horas, ondas gigantescas se formariam e destruiriam várias ilhas do Caribe, e o Norte e Nordeste brasileiros, chegando até em alguns estados americanos.

 

 “Ninguém sabe ao certo quando o Cumbre Vieja pode entrar em erupção”, sinalizou o pesquisador em 2005. “Ele entrou em colapso há 550 mil anos. Desde então, reconstruiu-se e pode estar voltando novamente ao fim de seu ciclo”, acrescentou à revista Super Interessante.

 
Domingo, 19 de Setembro de 2021 - 12:30

PC sofre revés na Justiça e juíza aponta importância de seguir regras do Vitória

por Glauber Guerra

PC sofre revés na Justiça e juíza aponta importância de seguir regras do Vitória
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Presidente afastado do Vitória, Paulo Carneiro tenta retornar ao comando do clube por meio da Justiça. Porém, na última quinta-feira (16) o cartola sofreu um revés. A juíza Lizianni de Cerqueira Monteiro, da 3ª Vara Cível e Comercial de Salvador (BA), indeferiu o pedido de liminar. Na sua decisão, ela falou da importância de se seguir as regras estatutárias do clube.

 

“Ressalte-se que, fazendo parte de entidade esportiva, deve a pessoa se submeter às regras dessa instituição, assim como das suas deliberações”, diz a juíza, em trecho de sua sentença.

 

Em outra parte da decisão, a juíza justifica a necessidade de ouvir todos os envolvidos no processo.

 

“Note-se que o afastamento do demandante [Paulo Carneiro] se deu em procedimento instaurado no âmbito do próprio clube esportivo; por este motivo, devem ser conhecidas as razões da parte ré [Conselho Deliberativo], privilegiando o contraditório. A medida liminar sem oitiva da parte contrária deve ser vista como exceção, já que o processo civil é necessariamente dialético e não dispensa o conhecimento dos fatos tanto do ponto de vista do autor, como da perspectiva do réu”.

 

Acusado de gestão temerária, Paulo Carneiro foi afastado temporariamente da presidência do Vitória. Uma comissão processante formada por cinco conselheiros apura as denúncias. 


Clique aqui e veja a decisão na íntegra.

Treze mil pés de maconha são descobertos e incinerados em Curaçá
Foto: Divulgação / PM-BA

Policiais militares da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam 13 mil pés de maconha nas ilhas que margeiam o Rio São Francisco, nas proximidades do Povoado do Angico, zona rural do município de Curaçá, na manhã de sábado (18).

 

As guarnições encontraram os plantios logo após receberem denúncias anônimas com informações sobre a localização dos entorpecentes. A erva foi encontrada distribuída em duas roças, com plantios em diversos estágios, sendo a primeira com cinco mil pés e a segunda com oito mil pés.

 

Posteriormente, as equipes queimaram a droga e apresentaram uma amostra às autoridades judiciária para as medidas cabíveis.

 

Até setembro de 2021, a 45ª CIPM já erradicou cerca de um milhão de pés de maconha na área de atuação da unidade de modo a se combater efetivamente o tráfico de drogas intermunicipal, resultante do monitoramento e do preparo operacional.

Brasil chega a marca de 590.508 mortes pela Covid-19; SP lidera registros
Foto: Reprodução / Marcello Casal Jr - Agência Brasil

O Brasil  chegou a marca dos 590.508  mortos  pela Covid-19, neste sábado (18). De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), em 24h foram registradas 935 mortes. A Bahia não integra a lista de localidades com maior número de óbitos do país. Figuram o quadro os estados de São Paulo (148.079), Rio de Janeiro (64.843), Minas Gerais (54.023) e Paraná (38.407).

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, desde o início da pandemia, em março de 2020, já foram contaminadas pelo SarsCov-2  21.230.325 pessoas . No período de 24 horas, foram confirmados 150.106 novos casos de acordo com o último boletim emitido pelo MS na noite deste sábado (18). Ainda de acordo com o boletim, 359.523 casos ativos da doença  são contabilizados no Brasil. 

 

Ainda de acordo com o Ministério, a lista de estados com menos óbitos é integrada pelos estados do Acre (1.817), Amapá (1.969), Roraima (1.987) e Tocantins (3.735). O estado de São Paulo lidera sendo a localidade com o maior número de casos (4.350.223), seguido por Minas Gerais (2.110.768), Paraná (1.488.604) e Rio Grande do Sul (1.428.292).

A Fazenda: Internautas vêem assédio em ato de Nego do Borel e pedem expulsão; veja vídeo
Foto: Reprodução / PlayPlus - Rede Record

Após ser acusado de assediar a modelo Dayane Mello dentro do reality show da rede Record,  A Fazenda, o contar Nego do Borel pode ser expulso do programa. As cenas protagonizadas pelos artistas na madrugada neste sábado (18), incomodoram internautas e a família da modelo. 

 

O caso aconteceu após a primeira festa da temporada, conforme divulgou o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. O casal dividia a mesma cama quando Borel Nego  tentou beijar a vice-campeã do Big Brother italiano, e recebeu um não como resposta. Nas imagens viralizadas na internet, a famosa aparece recusando as investidas e evitando qualquer contato, mas ele insiste.

 

No vídeo, ainda é possível ver o cantor segurando a cabeça da participante, que mais uma vez, nega o contato. Ela ainda afastou a mão do funkeiro que tentou tocar seu cabelo por várias vezes. Nas redes sociais, os internautas lançaram a  a hashtag #AssédioNaRecord, que  ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. No entanto, a emissora ainda não se posiciou sobre o caso. 

 

Fora da casa, o irmã da modelo,  Juliano Mello afirmou que a participante estava em situação de vulnerabilidade por ter ingerido bebedia álcoolica  e que gostaria que ela tivesse acesso às imagens para “tomar uma decisão justa”.

Presidente interino do Vitória, Luiz Henrique votou contra retorno do público aos estádios
Foto: Divulgação/ Vitória

O presidente interino do Vitória, Luiz Henrique votou contra o retorno do público aos estádios para os clubes da Série B, segundo apurou o Bahia Notícias. Porém, ele foi voto vencido, já que 14 agremiações foram a favor da volta dos torcedores e apenas seis, incluindo o Leão, se manifestaram contra. A reunião aconteceu na última sexta-feira (17) por meio de vídeo conferência.

 

O voto contrário de Luiz Henrique ao retorno de público nos estádios indica uma mudança de postura do cartola. Na semana passada, em entrevista coletiva, ele havia outra opinião. “Essa é uma decisão que não cabe a mim. Sou a favor. Inclusive o Cruzeiro está fazendo isso de uma forma deliberada, através de uma liminar. Acredito que nos setores todos, o que ainda não voltou é o futebol. Acredito no governo do estado, na prefeitura, em suas ações de saúde, e confio que vai voltar esse ano ainda”, afirmou na ocasião (relembre aqui).

 

O retorno de público nos estádios na Série B vale a partir da 25ª rodada, apenas nas cidades com decretos que permitem torcedores nos estádios. Em Salvador (BA), a prefeitura ainda não liberou a presença dos adeptos nas praças esportivas. A expectativa é que o poder público se manifeste sobre o tema nos próximos dias.

 

O próximo jogo do Vitória é justamente pela 25ª rodada. O time rubro-negro pega o Coritiba, quarta-feira (22), às 19h, no Barradão. Depois, o time rubro-negro só volta a jogar em casa no dia 29 de setembro, às 21h30, contra o Botafogo, pela 27ª jornada.

Ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia busca apoio de Rui para vaga na Câmara
Foto: Reprodução / Instagram / @prefeitoricardomaia

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, participou de um encontro com o governador Rui Costa, na última quarta-feira (15), no Palácio de Ondina, residência oficial do Governo do Estado, em Salvador.

 

A reunião entre os dois durou mais de duas horas e o principal tema foi a política baiana e as "demandas de vários municípios baianos que serão atendidas", disse Ricardo.

 

No encontro, as conjunturas para as eleições de 2022 também foram tratadas. Ricardo Maia já se coloca como pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal.

 
Domingo, 19 de Setembro de 2021 - 11:20

Biografia do ator de 'Chaves' é perfeita para os órfãos do programa

por Por Thales de Menezes | FolhaPress

Biografia do ator de 'Chaves' é perfeita para os órfãos do programa
Foto: Reprodução / SBT

Poucos personagens de televisão tem no Brasil a penetração popular alcançada por Chaves, o menino humilde interpretado por um adulto, numa comédia de estúdio de roteiro simples e um inegável humor tosco.
 

Quando importado do México, em 1984, o seriado já alcançara sucesso absoluto por toda a América Central e Latina. O Brasil chegou bastante atrasado ao fenômeno. Quando o personagem foi apresentado ao público brasileiro, a série já não era produzida. Os 312 episódios de "El Chavo", título original de "Chaves", foram exibidos na TV mexicana entre 1973 e 1980.
 

Quem conduziu a longeva série foi Roberto Gómez Bolaños. Além de ser o ator adulto que se vestia de menino, ele produziu, escreveu e dirigiu suas aventuras. Claro que a vida dele daria um livro, e o volume chega agora ao Brasil, lançado pela editora mineira Estética Torta.
 

"Sem Querer Querendo - Memórias" tem no título um dos bordões característicos do personagem. De certa forma, pode servir como uma boa definição para muitas passagens da vida de Bolaños. São muitas coincidências felizes em sua trajetória, desde largar os estudos de engenharia e tentar carreira como redator publicitário até tornar-se um ídolo internacional, que tinha o apelido Chespirito.
 

A ideia do autor nesse volume, lançado originalmente em 2006, não foi contar uma biografia linear e completa, construída com esmerada pesquisa e conferência rígida dos fatos. Trata-se de uma compilação de memórias afetivas, casos que Bolaños vai contando e assim, aos poucos, expõe os altos e baixos de sua carreira.
 

Como os roteiros que escreveu para "Chaves", seu texto é muito simples, mas envolvente. O estilo coloquial pode dar a impressão de que ele está diante do leitor, aninhado numa poltrona enquanto conta episódios que vem aleatoriamente à cabeça.
 

Esse é um verdadeiro trunfo dessa biografia, porque o público de "Chaves" nunca foi composto por pessoas de perfil mais intelectualizado. A atração é popular até a medula, assim como "Chapolin", seu seriado "irmão". Chapolin Colorado, também interpretado por Bolaños, é um super-herói atrapalhado que também carrega um bordão, "Não contavam com minha astúcia". E astúcia realmente falta ao herói de uniforme vermelho e antenas.
 

O jeito descompromissado na narrativa do livro cria uma agradável leitura mesmo para quem não é tão fanático pelo seriado. Claro que os fãs de carteirinha vão aproveitar muito mais algumas revelações sobre Bolaños, que vão remeter a episódios clássicos e personagens bem marcantes e queridos da trupe do menino, como Kiko, Seu Madruga, Chiquinha e Professor Girafales.
 

É compreensível que o autor dedique boa parte da narrativa a falar de outros trabalhos como ator de humor. Chespirito tem uma coleção de tipos interessantes. Mesmo que não criasse o irresistível Chaves, teria um lugar reservado na história do humor televisivo.
 

O livro é também uma ótima introdução para quem deseja saber como a televisão funciona do outro lado da câmera. "Chaves" foi um produto da Televisa, um conglomerado de comunicação mexicano que impôs atrações em praticamente toda a América Latina.
 

Essa espécie de Globo mexicana é reconhecida como um gigante do segmento. Mesmo sem preocupação evidente de Bolaños em retratar esses bastidores de produção, é possível conhecer muito sobre a maneira como a TV mexicana elabora suas atrações para fisgar audiência.
 

Bolaños morreu em 2014, de infarto, aos 85 anos. Seus relatos dos últimos períodos de vida mostram alguém muito satisfeito com o sucesso alcançado, tranquilo em relação a idolatria de várias gerações e sem nenhuma vergonha de resignar-se diante da força de seu personagem mais marcante.
 

Enquanto em alguns países latinos "Chaves" é fenômeno de uma ou duas gerações, entre o público brasileiro o universo de seus seguidores vai de crianças a cinquentões. Fazem parte dessas fileiras aqueles que realmente morrem de rir com a série e aqueles que procuram se esconder debaixo de um verniz mais cult, tratando "Chaves" como um fenômeno midiático, o que realmente é.
 

O livro de memórias de Bolaños, para qualquer um desses grupos, é uma agradável leitura. Deve lançar muitos leitores a uma jornada irresistível de nostalgia.
 


 

SEM QUERER QUERENDO - MEMÓRIAS
 

Avaliação: muito bom
 

Preço: 448 págs. (R$ 89,90)
 

Autor: Roberto Gómez Bolaños
 

Editora: Estética Torta
 

Tradução: Monique D’Orazio
 

 

Feira de Santana não registra nenhuma morte por Covid-19 neste sábado
Foto: Reprodução / Secretaria de Saúde de Feira de Santana

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 neste sábado (18), segundo boletim divulgado pelo município. A cidade manteve a marca de 46.560 curados da doença, índice que representa 93% dos casos confirmados. Os resultados são em relação à liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 14 e 16 de setembro que estavam aguardando resultado do laboratório.

 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 27 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

 

 

Ministério da Saúde cobrou atuação 'urgente' do Itamaraty para conseguir cloroquina
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Ministério da Saúde cobrou que o Itamaraty atuasse com urgência na importação de 13 toneladas cloroquina, medicamento ineficaz contra a Covid-19, em maio de 2020.

 

A demanda classificada como "urgente" foi feita por Fernanda Matsumoyo, chefe da  Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, em 26 de maio do ano passado. Ela defendeu que o governo agisse para que a Índia exportasse 13 toneladas de cloroquina e citou a Covid.

 

Segundo documento obtido pela "Fiquem Sabendo", agência de dados fundada por jornalistas e especializada na Lei de Acesso à Informação, três toneladas iriam para o Ministério e as outras 10 seriam divididas igualmente entre os laboratórios Apsen e EMS.

 

"Muito apreciaria receber os possíveis encaminhamentos e desdobramentos desta pauta em questão com a maior brevidade possível", escreveu Matsumoto às 18h38.

José de Abreu ataca deputada Tábata Amaral após entrevista: 'Lembra o Collor'
Foto: Reprodução / Roda Viva - TV Globo

O ator José de Abreu, famoso por seus posicionamentos políticos contra as ideologias de direita e  o governo Bolsonaro, desta vez atacou a deputada federal por São Paulo Tabata Amaral. A reação veio neste sábado (18), após a política afirmar, em entrevista ao jornal O Globo, ser necessário construir uma alternativa “que fure a polarização entre Lula e Bolsonaro”.

 

Nas redes sociais, Abreu compartilhou a entrevista, e chamou a deputada de “canalha”. Em outro tweet, Abreu ironozou; "Ela vai ensinar porque é diferente. Lembra o Collor', postou.

 

Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, durante a entrevista, a deputada foi indagada sobre a baixa adesão nas manifestações do último fim de semana, convocadas pelo Movimento Brasil Livre (MBL), pelo Vem Pra Rua e pelo Livres contra Bolsonaro.

 

“Na última manifestação, foi a primeira vez que vi pessoas da comunidade dizendo que queriam ir para a rua se manifestar contra Bolsonaro. As pessoas estão vendo o desemprego, a inflação e os crimes do presidente. O impeachment [de Bolsonaro] está em pauta. […] Precisa furar a bolha da esquerda e da direita. Precisa chegar ao povo”, defendeu Tabata.

 

Os atos realizados no domingo passado (12) contaram com a presença de algumas siglas de esquerda, como PDT, PSB e Cidadania, mas não tiveram participação do PT nem do PSol. Os manifestantes pediam pelo impeachment de Bolsonaro. Os principais focos de manifestações foram registrados na Avenida Paulista, São Paulo, mas o número de manifestantes ficou aquém do esperado.O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou as manifestações na última semana ao dizer que quem participou dos atos é “digno de pena”. 

 

A deputada  deixou o PDT recentemente, mas o desejo era antigo, já que em 2019 ela entrou na Justiça com pedido de desfiliação após contrariar orientação da legenda e votar a favor da reforma da Previdência. Em maio deste ano, ela obteve autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se desfiliar sem perder o mandato.
 

 
Domingo, 19 de Setembro de 2021 - 10:00

Não dá mais para ser meme ambulante e não ter condição, diz senador Alessandro Vieira

por Julia Chaib e Renato Machado | Folhapress

Não dá mais para ser meme ambulante e não ter condição, diz senador Alessandro Vieira
Foto: Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) tornou-se um dos rostos conhecidos da CPI da Covid, ao usar sua experiência como delegado para inquirir os depoentes. Um dos reflexos dessa atuação foi o lançamento pelo partido de sua pré-candidatura à Presidência da República.
 

Crítico dos governos do PT e também do presidente Jair Bolsonaro --em quem se arrepende de ter votado e considera uma "ameaça ao avanço civilizatório"--, Vieira quer ocupar um espaço na chamada terceira via, mas critica a busca de um "nome mágico" para unir o bloco, fenômeno que também levou à eleição do atual mandatário.
 

"Não dá mais para ser figura midiática, personagem de internet, meme ambulante e chegar aqui e não ter condição", afirmou à reportagem.
 

O senador também criticou as articulações com velhos caciques de partidos e disse que ex-presidentes "não são fiadores do futuro brasileiro".
 

O senador atacou o que chama de abusos de membros do Judiciário, mas poupou os investigadores da Lava Jato, da qual segue um defensor.
 

Ele ainda minimizou o fato de estar na CPI ao mesmo lado de investigado pela operação, como o relator Renan Calheiros (MDB-AL). "Mas considerar como aliado, não vejo sentido, nem politicamente nem internamente", afirmou o parlamentar, um dos poucos que não usa carro oficial e se locomove de Uber.
 

*
 

Pergunta - Por que decidiu se lançar candidato a presidente?
 

Alessandro Vieira - Porque acredito que existe uma lacuna nessa disputa pela terceira via e pautas que não estão sendo faladas pelos principais candidatos e por esses que estão se colocando na terceira via. Então vou destacar três.
 

A primeira delas é a questão do combate à corrupção. O Brasil está passando por uma espécie de surto coletivo, de fingir que nada existiu: não teve corrupção do PT, continua a não existir corrupção do governo Bolsonaro e isso não é mais um problema. Ninguém fala mais nisso, e você vê a destruição da Lava Jato e outras iniciativas.
 

Segunda coisa é a urgência de uma política racional e responsável fiscalmente de transferência de renda. A gente teve um aumento na miséria no Brasil que nos jogou dez anos atrás, em um processo gigantesco. Essa turma não vai ser, como diz Paulo Guedes, incorporada em uma retomada em V da economia.
 

E um terceiro ponto, e um dos que mais me motivam a fazer esse movimento, é a questão da educação, também muito pouco mencionado.
 


 

A terceira via tornou-se um balaio muito grande, com muitos nomes, partidos e muita gente querendo usufruir dessa ideia para barganhar. O que faz do sr. diferente?
 

AV - De barganha, não será de forma alguma. O que é muito claro é que se você quiser fazer uma frente ampla e uma união de terceira via, você tem de partir da premissa que pode retirar a sua candidatura para apoiar alguém.
 

É construção de uma alternativa de terceira via, o que significa que uma chapa pode não ter o meu nome, não precisa ter o meu nome, mas eu quero que tenha lá as minhas bandeiras.
 


 

Mas o sr. já entra pensando em abrir mão?
 

AV - Não, de forma alguma. A nossa proposta é apresentar o nome, os nossos projetos, deixar que o cidadão possa conhecer.
 

O Brasil está passando por uma mudança geracional de lideranças. Então quando as pessoas dizem "não tem ninguém na terceira via que se destaca" é porque o povo não conhece suficientemente alternativas, tanto que a gente tem aí situações e eventos com ex-presidentes que são senhores na casa dos seus 70, 80, alguns 90 anos de idade.
 

Merecem todo o respeito, que têm muita contribuição para dar, mas não são fiadores do futuro brasileiro. Não dá para ser.
 

A hora é de apresentação. Eu cheguei aqui naquela onda de renovação de 2018 e acho que tenho uma certa obrigação de dar continuidade àquilo, com ajustes e correção de rota.
 

Não dá mais para ser figura midiática, personagem de internet, meme ambulante e chegar aqui e não ter condição, não ter trabalho, não ter entrega. Isso é o que a gente tem de reverter.
 


 

As pesquisas apontam para um reforço da polarização e o enfraquecimento da terceira via. O sr. acredita na viabilidade eleitoral da terceira via e na sua própria?
 

AV - Nenhuma quantitativa nesse momento vai dar nada significativo para quem está começando a caminhada. Vai ter sempre um destaque muito grande para Lula e Bolsonaro. Vai ter o Ciro [Gomes], que vai para a quarta candidatura presidencial, e ele está ali entre 5% e 10%, dependendo da pesquisa.
 

E tem um personagem que destoa dessa realidade, que é o Sergio Moro, que não é candidato, não está como político, não está morando no Brasil, mas continua com um desempenho nessa faixa do Ciro.
 

Como é um nome mais conhecido, ele representa esse sentimento de quem estava acreditando na mudança, no combate à corrupção.
 

Naturalmente e legitimamente, eu dialogo com esse público, porque é minha história de vida e o meu trabalho.
 


 

O sr. critica muito essa polarização Lula-Bolsonaro. Acha que os dois personagens se equivalem?
 

AV - Não. Quando eu anunciei o voto em Bolsonaro [no segundo turno], eu faço uma análise dos dois projetos.
 

O projeto do PT, como ele foi executado pela cúpula petista ao longo do governo Lula e Dilma, é um projeto de "corrosão democrática soft". Você usa a corrupção e o preenchimento de cargos como mecanismo. Mensalão mostrou isso, Lava Jato também. Não é invenção do PT, que registre isso.
 

O Bolsonaro é outro tipo de ameaça. Além de ameaçar a democracia, ameaça um avanço civilizatório. Mas por que você votou nesse cara? E eu assinalo ainda em 2018 que eu imagino que o sistema vai conseguir restringir esses excessos do Bolsonaro. Onde está meu erro? Eu subestimo o Bolsonaro e subestimo a rápida adesão do Bolsonaro ao próprio PT.
 

Então, objetivamente: Lula e Bolsonaro são profundamente diferentes. Bolsonaro tem uma característica que Lula não tem: Bolsonaro é profundamente incompetente, é um cara incapaz, não trabalha, trabalha muito pouco ou quase nada.
 


 

Bolsonaro é uma ameaça maior?
 

AV - Bolsonaro é uma ameaça maior, porque é uma ameaça violenta. E uma ameaça violenta inibe a possibilidade de reação, mais do que no caso do Lula.
 


 

O sr. defende a investigação de membros do Judiciário. Nesse momento atual, de ataques às instituições, não existe risco de o sr. carregar essa bandeira e acabar validando o discurso do Bolsonaro?
 

AV - O inquérito das fake news, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, é flagrantemente abusivo.
 

Por que se tolera hoje no Judiciário? Se tolera porque se imagina que é a única solução para combater as milícias bolsonaristas nas redes sociais e na vida real, porque aquela violência das redes sociais transborda para a vida real e nós vamos ter uma campanha muito violenta em 2022.
 

Agora, se me perguntar se eu apresento hoje o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, não posso mais. Por que não posso? Porque o Supremo já decidiu pelo pleno que a conduta dele é legal.
 

E o Supremo, o meu conterrâneo, o ex-ministro Carlos Ayres Britto tem uma frase perfeita: o Supremo tem o direito de errar por último no sistema democrático.
 


 

O sr. critica abusos, mas defende a Lava Jato, enquanto o Judiciário aponta justamente excessos da operação. Não é uma contradição?
 

AV - Essa é a discussão. Esse abuso foi constatado em algum momento, salvo a decisão específica do Supremo mais recente? Em nenhum momento.
 

As decisões eram judiciais, contra réus e investigados com as melhores bancas de advocacia do país. As decisões atravessaram quatro instâncias do Judiciário. Então agora, numa reviravolta histórica, decidir que toda essa turma estava incidindo em abuso de autoridade é difícil de suportar.
 

Acho que as questões de vazamento têm de ser combatidas duramente, porque você fere a credibilidade do sistema. Acho que tem a potencialidade de excessos [na Lava Jato], mas não vejo excessos que justifiquem essa reversão histórica.
 


 

Sobre a CPI, vai se chegar a um resultado concreto em termos de investigação?
 

AV - Há meses eu falo a mesma coisa, inclusive para colegas na CPI: investigação de crime organizado, de corrupção, de lavagem de dinheiro não é simples, não é rápido e uma CPI não tem ferramentas para fazer.
 

O que a gente vai conseguir, com certeza, porque já conseguiu, é a proteção do patrimônio público, na medida em que vários contratos estão sendo cancelados, servidores estão sendo afastados.
 

Algumas coisas vão ter de ser apontadas para os órgãos de controle, mas a CPI, com o prazo que a gente tem, eu não vejo possibilidade de finalizar isso.
 


 

Com relação a outras frentes de investigação, é possível apontar crimes?
 

AV - Sim, sem dúvida. Há crimes comuns, e no caso do Bolsonaro, crime de responsabilidade.
 

No caso do Bolsonaro, ainda haverá uma denúncia a ser recebida pelo Tribunal Penal Internacional, uma vez que tem uma conduta que se enquadra nos crimes contra a humanidade, na visão desses juristas, entre eles a Sylvia Steiner, que foi a última brasileira a fazer parte do TPI.
 


 

Acha que a CPI foi midiática demais, política demais?
 

AV - Toda CPI é política, tem um componente político. Essa CPI, por uma série de fatores, como as redes sociais, a pandemia, a gravidade dos fatos, despertou uma superatenção que provavelmente nenhuma outra conseguiu.
 

Eu acho que a gente conseguiu driblar na maior parte dos casos a tentação do holofote. Começou de um jeito, e hoje você vê que os senadores fazem um trabalho de análise um pouco mais cuidadoso.
 

Acho que a gente conseguiu driblar e vai entregar ao final disso um produto tecnicamente bom, respeitado.
 


 

O sr. receberia Renan Calheiros, alvo da Lava Jato e relator da CPI, em seu palanque?
 

AV - Eu não fiz campanha em nenhum momento na vida nem votei em Renan Calheiros. Pelo contrário. Então não sou aliado dele, não sou aliado do Omar [Aziz, presidente da CPI]. Sou um senador que exerce o seu trabalho como os outros.
 

Acho que a gente tem de trazer uma maturidade política para as coisas. Toda decisão num colegiado tem que ser votada pela maioria. Mas considerar como aliado, não vejo sentido, nem politicamente nem internamente.
 

*
 

RAIO-X
 

Alessandro Vieira, 46
 

Nascido em Passo Fundo (RS), foi criado e passou a maior parte da vida em Aracaju. É delegado de polícia. Foi eleito senador em 2018, seu primeiro cargo eletivo. Foi um dos fundadores e líderes do movimento Muda Senado, que detém pauta anticorrupção. É membro da CPI da Covid e líder do Cidadania no Senado.

Histórico de Conteúdo

«Setembro 2021
DoSeTeQuQuSeSa
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293012
3456789

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.