• Comunidade do semiárido vem se desenvolvendo com o fortalecimento da ovinocaprinocultura

Comunidade do semiárido vem se desenvolvendo com o fortalecimento da ovinocaprinocultura

03 de setembro de 2021 \\ Geral

As vidas de 34 famílias da Associação Curral Falso, localizada no município de Monte Santo, Território Sisal, vêm sendo transformadas com a implantação de um projeto orientado para o mercado da ovinocaprinocultura, por meio do Bahia Produtiva, desenvolvido pelo Governo do Estado.

No projeto, que tem valor total de investimento da ordem de R$ 837,7 mil, estão incluídos a construção de abrigos rústicos e de cisternas de produção; aquisição de máquinas e equipamentos, de mudas de palma, e de reprodutores caprinos e ovinos puros de origem. A ação conta também com a prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), realizado por meio de contrato com o Movimento de Organização Comunitária (MOC)

O assistente territorial Florisvaldo Junior salienta que a resposta da comunidade é positiva e com grandes expectativas com a implementação do projeto, que está chegando na fase final e possibilitará a melhoria na comercialização, que ainda é individual, feita para atravessadores, pessoas da própria comunidade ou em feiras locais: “A implantação do projeto tem sido bem aceita por eles e tem gerado resultados positivos, no sentido que estão aproveitando as estruturas, máquinas e equipamentos disponibilizados. Estamos adquirindo, ainda este mês, os reprodutores, o que deverá gerar um impacto mais significativo na qualidade da produção”.

Valquiria Brito, presidente da associação, fala da importância do projeto, que além de possibilitar o acesso à infraestrutura e máquinas e equipamentos, mas também acompanhamento técnico, possibilita a otimização dos resultados: “A assistência técnica vem tirando as dúvidas dos agricultores e, também, fazendo metodologias para que possamos melhorar a criação dos animais, sobre a forma de alimentação e do manejo. Está sendo muito proveitoso”.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial, e já investiu R$58,1 milhões na Ovinocaprinocultura, beneficiando diretamente 3.753 famílias.

A ação visa a melhoria das condições de vida da população rural do estado da Bahia, com o foco na dinamização desse sistema produtivo, com iniciativas que promovam o desenvolvimento socioeconômico dessas famílias, agregando valor e expandindo a escala da produção rural, para garantir o acesso ao mercado e, consequentemente, renda para essas famílias.


Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.