• Inclusão é luta de uma vida inteira; fala de ministro é retrocesso

Inclusão é luta de uma vida inteira; fala de ministro é retrocesso

24 de agosto de 2021 \\ Geral

O ministro da Educação, Murilo Ribeiro, se colocou de forma agressiva, grosseira, segregadora e preconceituosa quando disse que a inclusão atrapalha a aprendizagem de outras crianças. A declaração é do vereador Professor Ivamberg (PT), em pronunciamento na Câmara Municipal na última semana. Como educador, o parlamentar disse que não poderia deixar de falar sobre o assunto, pois a inclusão é uma luta dos professores de uma vida inteira.

"Nós, que somos da educação, trabalhamos e lutamos, a vida inteira, para a inclusão das pessoas com necessidades especiais. E agora o governo federal, com o presidente que aí está, traz uma Política Nacional de Educação Especial que separa salas ou escolas para as pessoas que têm deficiência. Isso é um retrocesso. Sabemos que temos que incluir; lutamos a vida inteira para que a inclusão acontecesse porque os estudiosos dizem que as crianças se socializam e melhor aprendem assim", disse. 

Professor Ivamberg acrescentou: "Aí o ministro fala que a criança com deficiência que é colocada dentro de uma sala de aula com crianças sem deficiência atrapalha, não aprende. Ora, senhores, que preconceito imenso, que agressividade imensa e que retrocesso imenso são esses? Esse governo que aí está, de Bolsonaro, tem tratado todas as áreas dessa forma rasteira, sem conhecimento científico, para se colocar frente aos problemas da sociedade. Eu, como educador, não poderia deixar passar isso, pois agora se descortina uma política segregadora que não podemos deixar que aconteça".


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.