• Lançada nesta quinta (19), Operação Florestal está de prontidão para combate a incêndios na Bahia

Lançada nesta quinta (19), Operação Florestal está de prontidão para combate a incêndios na Bahia

19 de agosto de 2021 \\ Geral

Intensificação das ações preventivas, equipes especializadas de prontidão para combate às chamas e trabalho integrado com os órgãos de proteção do meio ambiente. Todas as iniciativas integram a Operação Florestal 2021, lançada pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira (19), em Barreiras.


A operação também prevê o nivelamento dos profissionais para atuação no período entre agosto e novembro, considerado período mais propício para o surgimento de incêndios florestais. No total, 93 bombeiros militares especializados em prevenção e combate às chamas podem ser empregados durante a operação.


As regiões Oeste e da Chapada Diamantina são classificadas como prioridades, devido à grande quantidade de ocorrências registradas historicamente no estado. “São duas regiões com grande diversidade de biomas e importância para os baianos, seja através do turismo ou da agricultura. A SSP disponibilizará todo o aparato necessário para esse trabalho e se orgulha muito dos profissionais envolvidos nessa operação, porque são extremamente capacitados e comprometidos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, durante o lançamento da Operação.


Além do Corpo de Bombeiros, a Operação Florestal 2021 conta com a participação Polícia Militar, da Defesa Civil Estadual, da Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente e brigadistas voluntários. “Precisamos do apoio da população na questão preventiva, mas se for necessário, o Corpo de Bombeiros está pronto para o combate”, reforçou o comandante do CBMBA, coronel Adson Marchesini.


Também participaram do lançamento o subsecretário da SSP, Hélio Jorge Paixão; o diretor-superintendente da Defesa Civil, Jadson Ferreira de Almeida; dentre outras autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.