• Doenças crônicas negligenciadas na pandemia são tema de Audiência Pública na Comissão de Saúde da ALBA

Doenças crônicas negligenciadas na pandemia são tema de Audiência Pública na Comissão de Saúde da ALBA

09 de agosto de 2021 \\ Geral

O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) promove, na próxima terça-feira (10), às 10 horas da manhã, uma Audiência Pública na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Como vice-presidente do Colegiado, o parlamentar é o proponente do encontro virtual, que acontecerá através da plataforma Zoom para colocar em pauta as doenças crônicas que têm sido negligenciadas pela população durante a pandemia.

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (PAHO), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) já são a principal causa de morbidade, mortalidade e incapacidade no mundo, sendo responsáveis por cerca de 5,5 milhões de mortes por ano, somente nas Américas. Com a pandemia do Coronavírus e o receio de sair de casa, sobretudo em relação aos idosos, a quantidade de atendimentos em emergências caiu muito, enquanto as mortes por doenças cardiovasculares, por exemplo, viu sua perspectiva aumentar, o que tem sido motivo de alerta dos especialistas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“Por esse motivo, queremos utilizar o alcance da Casa Legislativa baiana e colocar a Comissão de Saúde como instrumento de conscientização para que a população baiana possa cuidar de seu bem-estar de forma equilibrada”, explicou José de Arimateia. Para discutir o assunto na Audiência Pública, o parlamentar convidou representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), da Secretaria de Saúde do Município de Salvador e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), além do médico cardiologista Dr. Luís Carlos Passos e do médico oncologista Dr. Robson Moura.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.