• Vereadores estudam a realização de visitas semanais na zona rural para ouvir as demandas da população

Vereadores estudam a realização de visitas semanais na zona rural para ouvir as demandas da população

06 de agosto de 2021 \\ Geral

Os vereadores de Feira de Santana poderão fazer “caravanas” semanais pela zona rural do município para visitar as comunidades e ouvir as suas demandas. A medida foi sugerida pelo vereador Jurandy Carvalho (PL) na sessão solene em homenagem ao Dia do Agricultor, realizada ontem (04) na Casa da Cidadania. Após o debate sobre as carências da população da zona rural, especialmente os pequenos produtores da agricultura familiar, o vereador sugeriu o distrito de Ipuaçu como o primeiro local a ser visitado no dia 12 de agosto, às 14 horas.


Muitas foram as demandas expostas na sessão. Circunstâncias como a dificuldade para receber aposentadoria, especulação imobiliária, urbanização da zona rural, falta de assistência técnica e a dificuldade de acesso aos serviços públicos afligem os moradores da comunidade rural. As visitas dos vereadores podem contribuir para analisar a situação e compreender o cenário desta população, possibilitando que os parlamentares elaborem projetos e sugestões para discutir com as esferas políticas dos âmbitos municipal e estadual, bem como, com demais órgãos competentes, avalia Jurandy. 



Investimentos já conquistados


Os esforços dos parlamentares resultaram em uma série de novos investimentos para a zona rural de Feira de Santana. Em parceria com o deputado estadual José Nunes, o vereador Jurandy Carvalho afirma ter conseguido recursos da ordem de 1,5 milhões de reais. A liberação de mais de cinco mil metros de cano para a extensão da rede de distribuição de água, possibilitada através de parceria com a Embasa, é outra conquista do parlamentar. Um caminhão frigorífico ainda será destinado aos distritos de Humildes e Ipuaçu para garantir a refrigeração das hortaliças e dos pescados. Além disso, dois poços artesianos serão construídos nas comunidades de Pedra D’Água e Juazeiro, no distrito de Jaguara. Em algumas comunidades rurais também foi ofertado um curso de filetagem para capacitar os pequenos produtores para um futuro núcleo de produção de filé de tilápia.


Para levar mais benefícios à comunidade da zona rural, é preciso que os Governos Estadual e Municipal se unam no desenvolvimento e implantação de “políticas verdadeiramente públicas em Feira de Santana”, afirma Jurandy Carvalho. As questões da agricultura familiar também devem ser amplamente discutidas no Congresso Nacional, avalia Gabriel Nunes, que compareceu à sessão representando o deputado estadual José Nunes. Ele destaca que, apesar destes produtores cultivarem cerca de 70% dos alimentos comercializados no país, “muitas vezes, eles não são reconhecidos”.


Devido a pandemia, a sessão solene teve acesso restrito, obedecendo a capacidade de lotação do espaço, de acordo com as normas sanitárias de contenção da propagação da Covid-19. Além do vereador Jurandy Carvalho, que promoveu e conduziu a solenidade em homenagem ao Dia do Agricultor, compuseram a Mesa, o chefe de gabinete do Prefeito Colbert Martins, Fanel Ribeiro, que representou o gestor municipal; Gabriel Nunes; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges; a advogada previdenciária e membro da Associação dos Produtores Rurais e Pescadores de Ipuaçu, Cristine Nascimento e o vereador Zé Curuca (DEM). Também estiveram presentes na solenidade, o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Eraldo Carneiro de Miranda e João Dias, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


No evento, Conceição Borges, Cristine Nascimento e os agricultores Moacy Azevedo Andrade e Karla dos Santos Bomfim Silva ainda foram homenageados com um certificado de palestrante emitido pela Casa da Cidadania.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.