• FEIRA DE SANTANA: Centro de Zoonoses inicia campanha de vacinação antirrábica dia 21

FEIRA DE SANTANA: Centro de Zoonoses inicia campanha de vacinação antirrábica dia 21

06 de agosto de 2021 \\ Geral

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará início à campanha de vacinação antirrábica, no dia 21. A programação ocorrerá aos sábados, das 8h às 16h, e finaliza em 25 de setembro.


Ao longo desse período, o CCZ [está localizado na avenida Eduardo Froes da Mota, bairro Jussara] e vários bairros da cidade receberão pontos de vacinação - confira a relação no final da matéria.


De acordo com a coordenadora do órgão municipal, Mirza Cordeiro, o objetivo “é realizar uma ação de vacinação rápida e sem aglomeração”. A expectativa é vacinar 40 mil cães e gatos.


A coordenadora orienta que os animais sejam imunizados a partir dos três meses. É necessário levar o cartão de vacinação. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas enquanto os cães estiverem em coleiras ou correntes.


TRANSMISSÃO


A raiva é uma doença fatal, cuja transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão.


Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva. Há quatro anos, Feira de Santana não registra nenhum caso confirmado da doença.


É importante lembrar que o CCZ também vacina os animais em sua sede, de segunda a sexta-feira das 8h às 15h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.