• Anuário: Rui Costa critica classificação de mortes em outros estados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública

Anuário: Rui Costa critica classificação de mortes em outros estados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública

01 de agosto de 2021 \\ Geral

Após a divulgação de que a Bahia é o segundo estado com o maior número de mortes violentas no país, segundo estudo divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no último dia 15, o governador Rui Costa fez declarações acerca da segurança pública no estado.

Em coletiva realizada na última sexta-feira (23) no município de Itaberaba, o governador comentou que a informação divulgada pelo anuário não é oficial, já que no Brasil não há uma estatística que comprove o número de mortes oficiais, visto que cada estado determina o seu critério de crimes.

“Sem querer negar os altos números que tem na Bahia, como tem no Brasil, só quero ponderar que a fonte, o anuário, não é uma instituição oficial e não existe no Brasil, infelizmente, não existe no país uma estatística oficial de violência. Por que não existe? Porque cada estado utiliza um critério para classificar se é ou não homicídio. Dando um exemplo, se aparecer um corpo boiando numa lagoa com afundamento de crânio e tiver caracterizado no recolhimento do corpo que ali foi um homicídio, a Bahia não classifica como outra causa, classifica como homicídio. Outros estados que eu prefiro, pra evitar polêmica, não citar, mas são estados conhecidos nacionalmente com alto índice de violência, esse mesmo corpo seria classificado como: morte a definir, porque o critério de avaliação é outro”, argumentou.

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública/Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Observa-se que existe uma grande diferença entre o número de Mortes Violentas Intencionais contabilizadas pela Polícia Civil e Imprensa de Feira de Santana, por exemplo, e o do anuário. Conforme levantamento feito, dia após dia, com base nas guias para exame médico legal emitidas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) durante cada levantamento cadavérico, no ano de 2020, foram registrados 370 homicídios e 12 latrocínios (roubo seguido de morte), totalizando 382 Crimes Violentos Letais Intencionais. Já o anuário aponta que a cidade no ano passado teve 557 mortes violentas.

Para o governador Rui Costa, é necessário que haja um sistema único de classificação de mortes e de homicídios para que cada estado não estipule a causa da morte.


"Eu espero e desejo como cidadão que o próximo Governo Federal crie e padronize um sistema único de Segurança Pública, um sistema único de classificação de mortes e de homicídios para que cada um não fique maquiando do jeito que quer maquiar os números. Nós não fazemos isso, nem fiz e nem irei fazer para diminuir artificialmente o número de homicídios", destacou.

Foto: Divulgação/ Anuário/ 2021
 

Mais de 80 cidades do estado da Bahia serão beneficiadas com um novo sistema de comunicação que será realizado pela Polícia. De acordo com o Governador Rui Costa, esse processo inicial faz parte da primeira etapa de implantação.

"Estamos mudando completamente o padrão de comunicação e de equipamentos da Polícia. Nós fizemos um projeto piloto em Salvador de reconhecimento facial e agora vamos implantar isso em uma primeira etapa em mais de 80 cidades da Bahia, onde um sofisticado robusto sistema de inteligência artificial vai está processando as imagens. O que estamos tentando implantar agora é um sistema mais sofisticado que mostra uma possibilidade ou um crime acontecendo. Iremos lançar nesse sistema a imagem de todos que possuem registro pela Polícia, aqueles que estão respondendo por algum processo criminal ou cumprindo pena. Esse sistema vai servir por exemplo para descobrir, como descobrimos no projeto-piloto que fizemos em Salvador, de crianças desaparecidas", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.