• Vela acesa para Maria Quitéria na igreja de Tiquaruçu da Feira  Maria Quitér

Vela acesa para Maria Quitéria na igreja de Tiquaruçu da Feira Maria Quitér

02 de julho de 2021 \\ Geral

Maria Quitéria, a heroína enaltecida hoje nas comemorações do 2 de Julho na Bahia, batizou-se na igrejinha de São Vicente Ferrer em Tiquaruçu no dia 27 de julho de 1798. Hoje a igreja é sede de uma paróquia da Arquidiocese de Feira de Santana e São Vicente de Tiquaruçu vem a ser um dos 8 distritos rurais da Terra de Lucas.

Há uma vela sempre acesa próxima à pia batismal, à placa e à foto da heroína.

Garantem os moradores, e alguns historiadores de ocasião,  que a pia batismal que lá está é a mesma onde a criança recebeu o sinal da cruz e o sal do batismo do padre cujo nome somente monsenhor Galvão poderia dizer quem foi. Galvão foi pároco da Matriz de Senhora Sant’Anna e já é falecido.

Antonio Araújo foi o vereador autor da iniciativa de colocar na parede da igreja essa placa alusiva ao batismo. No ano de 1960! Antônio vem a ser o pai de Emanoel Araujo, o advogado e ativista cultural conhecido na Feira atual como Emanoel do Viva Feira.

Maria Quitéria é homenageada em todo o município de Feira de Santana. Nome de avenida, placas, esculturas, escolas, instituições, salas, comércio, muita coisa traz o nome dela. E é o nome do distrito rural que abrange o lugar onde ela nasceu, São José das Itapororocas que, já dizia Galvão,  é mais velho que a cidade da Feira de Santana.


Fonte: Blog da Feira 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.