• José de Arimateia luta por melhores condições para surdos na Bahia

José de Arimateia luta por melhores condições para surdos na Bahia

30 de julho de 2021 \\ Geral

Em visita à Associação de Surdos de Feira de Santana (ASFS) no último sábado (19), o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) conheceu a instituição, que há 12 anos presta assistência à população surda do município. Ao tomar conhecimento das dificuldades financeiras e estruturais que a ASFS e outras associações têm passado para exercer seu trabalho, o parlamentar fez questão de conferir pessoalmente para verificar de que maneira pode contribuir como parlamentar para que os surdos baianos vivam em melhores condições sociais.

Dispositivos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/15) ou a que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) (12.319/10) existem no papel, mas na prática, fazem falta à população de mais de 169 mil surdos na Bahia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A dificuldade para obter uma colocação no mercado de trabalho, a falta de acessibilidade à informação com intérpretes de LIBRAS, sobretudo em serviços públicos como órgãos dos três Poderes, bancos e hospitais, são apenas alguns exemplos das dificuldades que os surdos passam, além da própria limitação.

Instituições como a ASFS trabalham justamente na tentativa de minimizar estes problemas sociais dos cerca de cinco mil surdos de Feira de Santana. “Essas associações têm o poder de chegar aos cantos onde infelizmente o Poder Público não consegue alcançar. Se elas também sofrem com dificuldades, como fica a população?”, questionou José de Arimateia. Frente à necessidade de uma sede própria, o deputado confirmou que vai intermediar através de Ofício a solicitação da ASFS à Prefeitura de Feira de Santana de um local para o funcionamento da instituição, que atualmente trabalha num espaço emprestado provisoriamente no bairro da Queimadinha.

Segundo a presidente da ASFS, Elaine Lima, as dificuldades chegam ao básico. “Até para manutenção, estamos fazendo vaquinhas para manter a associação”, revelou. Além de transmitir o pedido da sede ao prefeito Colbert Martins, o republicano pretende levar a situação ao conhecimento do Poder Público, incluindo os deputados estaduais e federais. “Na esperança da sensibilidade do Legislativo baiano vou apelar para que os senhores deputados levem ao orçamento anual e direcionem emendas para auxiliar estas instituições com o necessário para seu devido funcionamento”, finalizou Arimateia.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.