• FEIRA DE SANTANA: Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos

FEIRA DE SANTANA: Estudantes da EJA vão contar com cursos profissionalizantes gratuitos

30 de junho de 2021 \\ Geral

O primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho é a qualificação profissional. Neste sentido, a Secretaria de Educação vai oferecer aos 3.758 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal cursos profissionalizantes gratuitos. A formação será nas áreas de comércio, gestão, saúde, asseio, conservação e zeladoria. Para prestar o serviço, a Administração Municipal firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC.


Os cursos terão a carga horária total de 160 horas e serão para as seguintes funções: porteiro e vigia, repositor de mercadorias, promotor de vendas, assistente de logística, recepcionista e cuidador de idosos. As turmas serão compostas por 20 estudantes.


As aulas serão ministradas de forma presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. O local será definido pela Seduc.


A secretária de Educação, Anaci Paim, destaca que o investimento na capacitação profissional representa uma importante conquista para os estudantes da EJA, pois são alunos que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.


“Proporcionar a esses estudantes uma chance de ingresso no mercado de trabalho, de forma qualificada, é também garantir que eles possam continuar estudando porque a grande maioria depende dessa condição para seguir em frente”, observa a secretária.


As áreas escolhidas para a formação ampliam as oportunidades de atuação profissional dos estudantes, “além de capacitá-los com o que há de mais atual e necessário para se inserir no mercado de trabalho”, argumenta.


Os estudantes não terão nenhum custo para participar dos cursos. Eles terão acesso a materiais didáticos, como livros ou apostilas, pasta, bloco de anotações e caneta. Os alunos aprovados, desde que atendam aos pré-requisitos e obtenham o mínimo de 75% de frequência, receberão certificado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.