• Segmento oferece oportunidade de empreendedorismo com baixo valor de investimento, sem necessidade de estabelecimento comercial fixo e comercialização produtos de marcas já consolidadas

Segmento oferece oportunidade de empreendedorismo com baixo valor de investimento, sem necessidade de estabelecimento comercial fixo e comercialização produtos de marcas já consolidadas

29 de junho de 2021 \\ Geral

Levantamento realizado pela Globo, revelou que 24% dos jovens das classes A, B e C com até 30 anos já são empreendedores e que 60% deles querem ter um negócio próprio no futuro. A pesquisa que aponta o desejo profissional de muitos brasileiros vai de encontro a um outro estudo, este realizado pelo Banco Mundial, que apresenta um grande obstáculo para concretização deste sonho, a dificuldade em abrir um negócio no País. 


Desenvolvido pelo órgão internacional, o relatório Doing Business Subnacional, avaliou o ambiente de negócios em todos Estados brasileiros e no Distrito Federal. O mapeamento mostrou que nenhuma localidade brasileira lidera todas as boas práticas para incentivar e facilitar a atividade de empresas. 


O Estado de São Paulo, que alcançou a melhor colocação no ranking geral na facilidade de fazer negócios, ficou na 14ª posição quando avaliado no quesito para se abrir uma empresa, 15ª na obtenção de alvarás de construção e 19ª no pagamento de impostos. Quando avaliados os custos para se abrir uma empresa, o Pará se destaca ocupando o 1° lugar, mas fica em último no quesito pagamento de impostos. 


Diante destes obstáculos impostos em todos Estados brasileiros e no Distrito Federal, a Venda Direta se apresenta como uma importante alternativa para empreender no Brasil, superando os obstáculos impostos no atual ambiente de negócios. A possibilidade de empreender em um setor que não exige experiência ou formação específica atrai cada vez mais jovens para esta atividade, cuja média de idade atualmente é de 31,9 anos.


“Notamos a entrada de muitos jovens na força de vendas, que hoje representam 48,1% do total de empreendedores independentes no Brasil (18 a 29 anos), e que fazem uso da tecnologia e das mídias sociais para divulgar e vender os seus produtos e serviços. Trabalhar com vendas diretas é uma excelente oportunidade para esse público, que sonha em empreender, mas não quer ter risco ou investimento inicial. Além disso, a atividade oferece flexibilidade de horário e autonomia, como quer grande parte da nova geração de brasileiros”, explica Adriana Colloca, presidente executiva da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).


O segmento se caracteriza por um sistema de comercialização de produtos e serviços através do relacionamento entre vendedores e seus clientes, sem estabelecimento comercial fixo e com baixo custo de entrada ? ou muitas vezes até sem custo. Em 2020, o número de brasileiros que empreendem no modelo de Venda Direta chegou a 4 milhões ? um crescimento de 5,5% em relação ao número de empreendedores em 2019. 


Além de ser uma atividade democrática ? para atuar basta ter 18 anos, ou mais, e realizar cadastro em uma empresa do setor ?, a Venda Direta oferece a oportunidade de comercialização de produtos de marcas já consolidadas e testadas em diversas categorias como: cosméticos e cuidados pessoais; roupas e acessórios; suplementos alimentares e vitaminas, alimentos e bebidas; produtos para casa e utensílios; serviços financeiros e muitas outras. As empresas também ajudam na documentação e caminhos para abrir um negócio.


Outra barreira superada pelas empresas que operam no sistema de Venda Direta foi a digitalização. Hoje, a divulgação, escolha e compra do produto é cada vez mais realizada de forma on-line, por aplicativos ou sites ou relacionamento nas midias sociais, que se conclui com a entrega do produto na casa do cliente, sem a necessidade de encontro físico.


Treinamentos e iniciativas de comunicação e marketing são oferecidos pelas próprias empresas e o setor investe na capacitação contínua sobre uso dos produtos, habilidades pessoais e de vendas, sendo que a grande parte deles de forma totalmente online, sem a necessidade de deslocamentos ou gastos adicionais.


Sobre a ABEVD


A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1980, para promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços diretamente aos consumidores finais. A ABEVD e? membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações internacionais de vendas diretas existentes no mundo. Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.

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