• Especial Candeias: especialistas da Clínica da Mulher explicam como a prevenção colabora para saúde da mulher

Especial Candeias: especialistas da Clínica da Mulher explicam como a prevenção colabora para saúde da mulher

28 de maio de 2021 \\ Geral

Nesta sexta-feira, 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A consciência para o cuidado e a prevenção de doenças às mulheres precisa ser de todos os membros da sociedade e família.


Os poderes públicos devem criar políticas e espaços exclusivos, nos quais ofereçam serviços gratuitos e de qualidade para estas pessoas tão importantes às comunidades, seja na família, no trabalho, na política, nas organizações, em todos os lugares em que atuam.


A Prefeitura de Candeias, nos últimos anos, tem desenvolvido trabalhos e serviços voltados à atenção da família, das crianças e, em especial, da mulher. Seja com as Academias de Saúde instaladas em vários bairros, com os Centros de Assistência Social do município ou com especialistas nas unidades de saúde pública e na Policlínica do Malembá. Além desses equipamentos, há também o ônibus Expresso da Saúde, que conta com um consultório ginecológico completo, e, em especial, a Clínica de Referência da Mulher.


Localizada na Rua do Passé, próximo a pç. Dr. Gualberto Dantas Fontes, a clínica atende de 60 a 80 pacientes diariamente. A coordenadora da unidade, Andréa Santana, explicou que neste momento de pandemia, são cerca de 20 pacientes para cada especialidade e exames.


As marcações de consultas e exames são realizadas por meio das unidades básicas dos bairros, exceto os serviços nutricional e social e consulta com psicólogo, que podem ser agendados na própria unidade.


A Clínica da Mulher presta atendimento em cinco especialidades e três tipos de exames, sendo Mastologia, Nutrição, Psicologia, Ginecologia e Obstetrícia em pré-natal de alto risco, tipo I. As mulheres podem realizar ainda os exames de mamografia, e ultrassonografias (USG) e teste rápido para de HIV, Sífilis, hepatites B e C (sorologia).


De acordo com o médico ultrassonografista, dr. Cláudio Gomes, os exames são indicados para detecção de várias doenças e podem ser feitos em várias partes do corpo. USG das mamas é para o diagnóstico e acompanhamento de nódulos e cistos mamários. A UST Transvaginal, para diagnóstico de nódulos miometriais e ovariano, avaliar causas de sangramento vaginal e causas de infertilidade, além de ser o exame muito importante no acompanhamento da gestação. Já a USG da tireoide faz a avaliação de alterações hormonais e nódulos.


Vários fatores contribuem para saúde da mulher e os especialistas da clínica explicaram os cuidados necessários para prevenção de doenças físicas e psicológicas. Eles contaram como cada especialidade pode colaborar para o bem-estar das adultas.


A ginecologista, dra. Karine Muniz, disse que, como médica e ginecologista, a melhor contribuição é a orientação. “Muitas mulheres ainda têm o tabu de conversar com o médico sobre saúde da mulher. Até mesmo por vergonha. Educação é o princípio de tudo. ” Ela ensina que as práticas de higiene diárias ajudam muito na prevenção de doenças e, se possível, a utilização de camisinha nas relações sexuais. Já a consulta periódica deve ser feita uma vez ao ano, com realização de preventivo.


Mastologista, Aline Donato, informa que o mastologista cuida da saúde das mamas, atuando na prevenção e tratamento de doenças benignas e do câncer que mais acomete a mulher em todo o mundo, o câncer de mama. “Também orientamos sobre a importância do autoconhecimento e autocuidado. ” Segundo a médica, a mama é um órgão que possui múltiplas simbologias em todas as diferentes culturas: fonte de nutrição e vínculo entre a mãe e o bebê, marca de feminilidade e sexualidade, mas também potencial sítio para doenças. “Por isso, deve ser tratada com especial atenção por todas as mulheres, com o auxílio do mastologista. ”


A nutricionista Tamires Lima explicou que o estresse, o sedentarismo e a má alimentação, tão comuns hoje, são fatores que afetam a saúde. “Um padrão alimentar equilibrado pode reduzir sintomas, melhorar disposição e energia, fortalecer o sistema imune e antioxidante, e de maneira geral colaborar para a boa saúde física e emocional. ”


Geíse Dias, psicóloga, esclarece que as mulheres demandam duas até três vezes da psicoterapia do que os homens. “Os quadros de transtornos psiquiátricos e emocionais apresentam com mais frequência nas mesmas, principalmente pelas questões hormonais e também pelas cobranças sociais que, em muitos casos geram anseios na tentativa de tentar correspondê-las. A mulher lida com diversas atividades diárias atribuídas a elas a partir de ‘regras’ cultural que vem sendo seguidas e desconstruídas ao longo do tempo e mudanças de comportamentos dessas mulheres. ” Geise disse que, para essas mudanças, é necessário um trabalho psíquico, buscando autoconhecimento como ferramenta fundamental neste processo.


 


Reportagem: Nailan Brasil – PMC. Fotos: Rafael dos Anjos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.