• Festival Balaiano reúne artistas de 37 municípios baianos em programação multilinguagem

Festival Balaiano reúne artistas de 37 municípios baianos em programação multilinguagem

19 de maio de 2021 \\ Geral

Um encontro diverso, plural e que pretende conectar a arte e cultura produzida nos seis macroterritórios da Bahia, essa é a proposta do Festival Balaiano que reúne cerca de 55 artistas de 37 municípios baianos em uma programação que inclui apresentações musicais, performances, curtas-metragens, exposições fotográficas e de artesanato. O festival acontece de forma online e gratuita através do youtube Festival Balaiano em dois finais de semana consecutivos 21, 22 e 23 de maio e 28, 29 e 30 de maio. A programação completa pode ser acompanhada através do site: www.festivalbalaiano.com.br/ ou das redes sociais: instagram @festivalbalaiano e facebook /festivalbalaiano.


Para compor a programação foi aberta uma seletiva que contou com mais de 250 inscrições. A curadoria foi realizada por uma equipe composta por agentes de diversos segmentos artísticos e representantes de cada um dos seis macroterritórios do estado, além de contar com o apoio de mobilizadores culturais dessas macrorregiões. Cada dia do festival será representado por um macroterritório e apresentará diferentes categorias das obras selecionadas, além de homenagear uma personalidade local que tem especial contribuição às artes e cultura da região. Por ordem dos macroterritórios os homenageados são: Dona Val, Emillie Lapa, Dolores Moreira, Mãe Lena, Osman Tanajura e Gilsérgio Botelho.


O Festival Balaiano nasce a partir da inquietação de um grupo de produtores culturais em encontrar novas maneiras de fomentar a arte e estimular a formação de cadeias produtivas artísticas baianas. De acordo com os coordenadores do projeto, André Oliveira, Edmilia Barros e Angela Marques, a proposta é evidenciar grupos criativos pouco conhecidos e engajá-los a interagir com artistas semelhantes, como forma de fortalecer e disseminar as produções por todas as regiões do estado. Por isso, além da programação do festival, o Balaiano também será um espaço online de conexão entre artistas baianos através do Balaio de Contatos, que será um banco de dados para o mercado cultural da Bahia.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.