• FEIRA DE SANTANA: UTI da Santa Casa tem moderno sistema de monitorização de pacientes

FEIRA DE SANTANA: UTI da Santa Casa tem moderno sistema de monitorização de pacientes

12 de maio de 2021 \\ Geral

A unidade construída no Hospital D. Pedro de Alcântara para atender pacientes com Covid-19 dispõe de oito leitos e moderno sistema de monitorização integrada. Isso significa que cada monitor (múltiplos parâmetros) vai transmitir os sinais vitais dos pacientes para uma única tela, que será acompanhada por profissionais capacitados para fazer as intervenções necessárias.

O espaço vai receber os primeiros pacientes, a partir desta quinta-feira, 13, por meio de regulação. Na manhã de hoje (12), o prefeito Colbert Filho visitou a unidade vinculada à Santa Casa de Misericórdia. 

O enfermeiro intensivista, Tiago Menezes, explicou que os modernos equipamentos de monitorização otimizam o acompanhamento do paciente, transmitindo informações da frequência cardíaca e respiratória, saturação e oximetria, além de reduzir também o risco de exposição dos trabalhadores ao vírus. 

"Esse sistema alerta também para o horário dos medicamentos e, se o profissional atrasar ou adiantar a aplicação deste, vai emitir um alerta. Ou seja, ele é muito seguro, tudo para garantir a eficácia no tratamento do paciente", afirma.    

Os novos leitos ampliam a capacidade da assistência ofertada pelo município aos pacientes agravados pela Covid-19 – o Hospital Municipal de Campanha tem 18 leitos de UTI e mais 35 clínicos. 

"É um reforço muito importante para salvar vidas. Toda unidade está equipada com materiais para intubação, antibióticos, corticosteroides, e tudo mais necessário para mantê-los”, destaca Colbert Filho.  

A unidade que homenageia Dr. Benício Cunha Cavalcante, morto em julho de 2019, devido a complicações da Covid-19, dispõe de sala de tomografia, oito leitos de UTI (sendo dois de isolamento) e laboratório. Especialistas como nefrologista, cardiologista e cirurgião geral vão compor a equipe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.