• Usina solar é inaugurada na Fazenda Escola Modelo, no município de Barra

Usina solar é inaugurada na Fazenda Escola Modelo, no município de Barra

07 de maio de 2021 \\ Geral

Na última quinta-feira (6), foi inaugurada uma usina experimental de energia solar fotovoltaica, de 60.000 Watts, na Fazenda Escola Modelo, no município de Barra, doada pela Casa dos Ventos. O ato simbólico contou com a presença do vice-governador João Leão, recém nomeado secretário do Planejamento, e uma comitiva de produtores de frutas de Petrolina e representantes da Ufob, Univasf e Embrapa.

“Lançamos também a pedra fundamental no local onde vai ser implantado o primeiro polo frutífero da Bahia, na fazenda Nova Petrolina. Este é o nosso trabalho, planejar o desenvolvimento econômico do estado, visando desenvolver novas práticas agricultáveis e gerar mais emprego para o povo. Esta é a missão do Polo Agroindustrial e Bioenergético que estamos desenvolvendo na região”, disse Leão.

Na Bahia, a Casa dos Ventos possui, atualmente, um complexo eólico em operação, um em construção e 22 de Energias Renováveis em fase de desenvolvimento, gera mais de 152 mil empregos em toda cadeia produtiva e estima um investimento de aproximadamente R$ 14 bilhões no estado. A usina solar na Fazenda Escola vai ajudar na implantação do cultivo irrigado. Outros 300.000 W de energia solar devem ser instalados, para atender toda a demanda do projeto.

Com interesse em conhecer os potenciais da região, para futuros investimentos, a comitiva foi composta por Francisco Schiochet, presidente da Cantina São Jorge, Jorge Garziera, da Vinícola Garibaldina, Ricardo Cappellaro, da Cappellaro Fruits, Paulo Roberto, da Embrapa-PE, o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, e o diretor da Ufob/Campus Barra, Jairo Torres.

Além da Fazenda Escola Modelo, os investidores e pesquisadores visitaram empreendimentos que estão operando e em implantação no município, como a Fazenda Barra Agropecuária, Euroeste, Fazenda Desterro e o campo experimental de banana e soja da Ufob.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.