• SDR debate desenvolvimento rural do Semiárido Nordeste II por meio de Consórcio

SDR debate desenvolvimento rural do Semiárido Nordeste II por meio de Consórcio

05 de maio de 2021 \\ Geral

Para assegurar a continuidade do crescimento produtivo da agricultura familiar, no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, dirigentes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniram-se, nesta terça-feira (04), no Salão Paroquial, localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, município de Banzaê, com secretários e secretárias de Agricultura e outros representantes do Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (CISAN), para debater o convênio Mais ATER.

O Mais ATER é uma modalidade de prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater), via parceria entre Governo do Estado, por meio Bahiater/SDR, com as prefeituras. O objetivo é contribuir com o apoio em infraestrutura, para dinamizar o serviço de Ater. A Bahiater/SDR tem convênio do Mais ATER firmado com o CISAN desde 2020, com investimento de mais de R$1 milhão de reais, destinado a iniciativas que atenderão 1.200 famílias agricultoras, em 18 municípios.

“O nosso foco é que os agricultores e agricultoras sejam atendidos por uma política pública qualificada, que se materialize no fortalecimento dos sistemas produtivos de cada Território de Identidade. A Ater irá potencializar a incidência de outras políticas para a agricultura familiar, como acesso ao crédito e aos mercados e a agroindustrialização da produção, bem como regularização ambiental e fundiária”, salientou Célia Watanabe, gestora da Bahiater/SDR.

Jailma Dantas, prefeita de Banzaê e presidente do CISAN, informou que, além do Mais ATER, foi firmado também um convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR, para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a fim de estruturar a comercialização de produtos de origem animal: “A agricultura familiar é um vetor de desenvolvimento. Esses convênios significam muito para nós, pois possibilitam um trabalho de maneira organizada, em que há identificação dos desafios e dos potenciais produtivos de cada unidade familiar, respeitando as peculiaridades, ou seja, juntando tudo isso, todos ganham e assim a produção rural se consolida como vetor de desenvolvimento na economia da Bahia e da nossa região”.

Parceria mais Forte

Durante a reunião, Luís Barbosa, coordenador de Ater na Bahiater, apresentou mais informações sobre a execução e operacionalização do Mais ATER, no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que consiste na articulação e execução de ações conjuntas entre Governo do Estado, Prefeituras, Consórcios Públicos e Organizações da Sociedade Civil, para qualificar os processos de gestão e de execução das políticas públicas direcionadas à agricultura familiar.

O encontro em Banzaê faz parte de uma série de atividades que a SDR vem promovendo por toda Bahia, para reafirmar, junto às gestões municipais, a necessidade de continuar o investimento na agricultura familiar, um segmento  que potencializa o desenvolvimento econômico, local e social.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.