• Governo do Estado inaugura cinco unidades de saúde ainda neste semestre

Governo do Estado inaugura cinco unidades de saúde ainda neste semestre

02 de abril de 2021 \\ Geral

Apesar da pandemia do novo Coronavírus, as obras na área de saúde seguem em ritmo intenso em toda a Bahia. Ainda neste primeiro semestre, Salvador ganha duas policlínicas, uma no bairro de Escada e outra em Narandiba. No interior do estado, Eunápolis e Ribeira do Pombal já concluíram 97% das obras.

Também está prevista para este semestre a inauguração da complementação da Maternidade João Batista Caribé, com o investimento do Governo do Estado de R$ 35 milhões. “Esta unidade já conta com ampliação da área construída. A maternidade, que tinha 3 mil metros quadrados, agora terá 6,5 mil metros quadrados de estrutura e equipamentos de ponta, com salas para partos normais e cesáreos, leitos de UTI, leitos de semi-UTI e uma banheira para partos humanizados”, explica Valnei Sapucaia, fiscal da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

Maternidade João Batista Caribé
Maternidade João Batista Caribé – Foto: Carol Garcia/GOVBA

Nas policlínicas da capital, o investimento é de R$ 46 milhões. As duas unidades vão contar com área predial construída de 2.848,32 metros quadrados, onde serão instaladas unidades funcionais de atendimento ambulatórias, apoio ao diagnóstico, terapia, fisioterapia, além de apoio técnico, logístico e administrativo. Segundo Elisson Serra, coordenador de obras e projetos do ProSus/Sesab, a estrutura dos equipamentos vai garantir um atendimento de qualidade e conforto para os pacientes.

Mais de oito milhões de pessoas já foram atendidas pelas policlínicas em 16 regiões baianas. As unidades oferecem atendimento de média e alta complexidade em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia.

Policlínica em Escada
Policlínica em Escada – Foto: Carol Garcia/GOVBA

Também disponibilizam diversos exames, a exemplo de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x e tomografia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.