• Trabalhadores rurais entregam à Câmara documento com problemas e sugestões para o campo

Trabalhadores rurais entregam à Câmara documento com problemas e sugestões para o campo

17 de março de 2021 \\ Geral

Elaborado a partir de consultas em 39 comunidades dos oito distritos de Feira de Santana, foi entregue à presidência da Câmara, nesta quarta (17), um documento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais indicando problemas e possíveis soluções para o campo, neste município.  A presidente da entidade, Conceição Borges, esteve na Tribuna Livre da Casa para falar sobre a crise que atinge principalmente a agricultura familiar. A proposta, entregue também ao secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Pablo Roberto, apresenta "clamores e necessidades"  de jovens e mulheres, com ênfase para a tecnologia, mobilidade, urbanização de áreas rurais, abastecimento de água e orçamento municipal, em metas estabelecidas para os próximos 20 anos. 

"Como manter a juventude e as mulheres trabalhadoras no campo, sem que lhes sejam ofertadas boas condições nessas áreas?", questiona a dirigente sindical. Conceição adverte que, não havendo o sentimento por parte dos gestores e legisladores, de que "se o campo não planta a cidade não janta", em cinco anos o mercado terá que importar alimentos tradicionalmente produzidos no município. Ela observa que sem investimento e tcnologia garantindo produção, beneficiamento dos produtos, sustentabilidade no campo e possibilidades de comercialização, "é discurso vazio dizer que quem está no campo deve permanecer". Conforme a sindicalista, dados do IBGE indicam que Feira de Santana cresce em sua industrialização mas há "empobrecimento muito grande no campo, resultado, possivelmente, do fato de que a agricultura familiar tem um dos menores orçamentos no Município". 

"ÁGUA EXÍGUA, CARA E QUÍMICA"

A produção de alimentos, lembra Conceição, só se garante com água, mas a fornecida pela Embasa é "exígua, cara e química". Ela diz que o momento é de "intensa dificuldade no campo", onde falta água "até para beber", razão porque pede "intervenção" na empresa estatal. A população do distrito Maria Quitéria, reclama, se encontra há 20 dias sem água na torneira, mas os recibos continuam chegando. 

SECRETARIA DA MULHER

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana disse também, em seu pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara, que está aproximando o Sindicato da recém-criada Secretária Municipal de Políticas para a Mulher. "Agradecemos ao Município pela criação deste órgão, que deve atender à maioria da nossa população, formada de mulheres".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.