• FEIRA DE SANTANA: Vereadores apoiam pagamento de horas extras e discussão do plano de carreira dos agentes de trânsito

FEIRA DE SANTANA: Vereadores apoiam pagamento de horas extras e discussão do plano de carreira dos agentes de trânsito

17 de março de 2021 \\ Geral

O pagamento das horas extras devidas e a discussão do plano de carreira dos agentes de trânsito foram os temas abordados por Marcus Vinicius Moraes, diretor da AFAT (Associação Feirense dos Agentes de Trânsito) durante a Tribuna Livre desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal. A categoria está sem receber o Adicional de Jornadas Extraordinárias (AJE) desde o mês de janeiro, e os vereadores declararam apoio à causa. 

Marcus Vinícius salientou que a categoria tem ciência que houve um corte geral de AJE para todos os servidores do município, porém, no caso dos agentes de trânsito, “não se trata de gratificação, mas sim de horas extras trabalhadas” e, portanto, devidas. “O trabalhador que ganha de 2 a 3 salários mínimos sofre com uma redução salarial em torno de R$700,00, pois é menos dinheiro que ele tem para sustentar sua família e pagar as despesas mensais. A gente sabe que esse ano está difícil para todo mundo, mas pede um pouco mais de respeito ao nosso trabalho”. 

Disse que esta foi a primeira vez que um agente de trânsito ocupou a tribuna da Câmara, e que a categoria havia agendado uma paralisação de advertência nesta manhã para chamar a atenção do governo municipal. Mas, como a Prefeitura disse que vai realizar o pagamento das horas extras referentes a janeiro na próxima folha de pagamento, “decidimos, em respeito a isso, cancelar a paralisação. E estamos aqui para pedir o apoio de todos os vereadores nesta luta”. 

O diretor da AFAT destacou ainda que, desde o dia em que os agentes passaram a cumprir somente suas escalas de horário, os plantões ficaram descobertos. Disse que têm acontecido muitos acidentes de trânsito que não estão sendo registrados bem como muitas reclamações sobre estacionamento irregular que não estão sendo verificadas, ocasionando, assim, prejuízos para a população feirense. 

PLANO DE CARREIRA DOS AGENTES DE TRÂNSITO 

Durante o uso da Tribuna Livre, Marcus Vinícius também pediu apoio dos vereadores quanto ao plano de carreira da categoria, pois é uma forma de os servidores não dependerem dessas horas extras. “Conversei com o superintendente Cleudson Almeida, e pontuei que já se tornou uma necessidade da SMT a existência desse plano, pois interfere em alguns serviços”. E pediu que tramite na Casa um projeto de lei sobre o plano de carreira, “mesmo que seja mais adiante”.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Torres (PSD), disse que a categoria tem razão ao reivindicar o pagamento das horas extras devidas e sugeriu aos colegas que seja encaminhado um requerimento ainda hoje para a Prefeitura, para que o pagamento dos valores devidos seja realizado o mais rápido possível. Sobre o plano de carreira, contudo, Fernando disse que não é possível haver o aumento este ano, já que recentemente foi aprovada uma lei que não permite o aumento dos salários até 31 de dezembro de 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.