• Osni quer coibir a pulverização aérea de agrotóxico em todo território baiano

Osni quer coibir a pulverização aérea de agrotóxico em todo território baiano

16 de março de 2021 \\ Geral

Projeto de lei que proíbe a pulverização aérea de agrotóxico em todo a Bahia já tramita na Assembleia Legislativa. A proposta é do deputado Osni Cardoso Lula da Silva (PT), que segue para apreciação nas comissões técnicas da Casa para poder ir a plenário.

“Esta prática coloca em risco a sau?de da população, tendo em vista, que impacta diretamente na sau?de dos trabalhadores rurais e de toda a populaçãopróxima a? aplicação, afetando a sau?de comunitária, as hortas domésticas, atinge a?reas de agricultura familiar de orgânicos ou agroecolo?gicos e os ecossistemas locais e regionais, bem como, coloca em risco o meio ambiente”, justificou o deputado.

Segundo estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecua?ria (Embrapa), comprova a alta periculosidade da pulverizac?a?o ae?rea, onde afirma, que geralmente ocorre a deriva nas pulverizac?o?es a?reas, que e? justamente o deslocamento da calda do produto para fora do alvo desejado.

O Instituto Nacional do Ca?ncer (Inca) realizou alerta à sociedade brasileira para o fato de que, considerando o potencial canceri?geno (em longo prazo) e intoxicante (em curto prazo), a atitude mais adequada e? na?o utilizar agrotóxicos.

“Os grandes prejuízos que a pulverizac?a?o ae?rea traz, seja em relac?a?o a sau?de da populac?a?o, seja, pelos danos ocasionados a ecossistema e meio ambiente. Ale?m do mais, alguns pai?ses ja? adotaram essa proibição, uma vez que, comprovada o malefício que aplicação ae?rea de agrotóxico traz”, defendeu.

Fonte: Classe Política 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.