• SALVADOR: Prefeitura lança aplicativo para denúncias de

SALVADOR: Prefeitura lança aplicativo para denúncias de "fura fila" em vacinação contra Covid-19

28 de janeiro de 2021 \\ Geral

A Prefeitura de Salvador lançou, nesta quinta-feira (28), o aplicativo Detetive Fura Fila, para receber denúncias de desrespeito a ordem de vacinação contra a Covid-19 na capital. O download da ferramenta pode ser feito pelo Google Play ou por QR Code no site da plataforma (clique aqui).

Até o momento, o aplicativo está disponível somente para Android. As denúncias feitas pelo usuário são anonimas e é possível enviar uma foto como comprovação do possível delito. Segundo a Prefeitura, todos os casos serão registrados e apurados pela Ouvidoria em Saúde.

“O que não queremos são os fura filas em Salvador. Por isso estamos adotando todos os controles rigorosos para evitar essa prática", disse o secretário municipal da Saúde, Leo Prates. Para o representante, a estrutura montada em Salvador para a imunização contra a Covid-19 torna "muito difícil" que alguém seja vacinado sem estar previsto.

Também é possível denúnciar possíveis desvios éticos de servidores vacinados fora do grupo prioritário da primeira fase para a Ouvidoria em Saúde. O contato pode ser feito pela central telefônica Fala Salvador 156; pelos meios eletrônicos na opção Fale Conosco do site da Secretaria Municipal da Saúde (acesse aqui) ou pelo email [email protected].

Os atendimentos também podem acontecer presencialmente na sede da SMS, na Rua da Grécia, 3A – Comércio, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Desde o início da imunização na Bahia, no dia 19 de janeiro, o Ministério Público Estadual recebeu cerca de 90 denúncias de supostos casos de “fura-fila” por agentes públicos e outros cidadãos em 46 municípios, sendo 10 delas em Salvador. 

"As demandas estão sendo distribuídas aos promotores de Justiça dos respectivos municípios para a devida apuração e medidas de responsabilização cabíveis", informou a prefeitura por meio de nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.