Decreto institui sistema que verifica emissões de carbono no agronegócio
Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro institui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SIN-ABC), bem como o Comitê Técnico de Acompanhamento do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (CTABC). A medida deve ser publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (25).
Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o SIN-ABC terá a função de receber e consolidar as informações apresentadas pela Embrapa (Plataforma ABC), pelo Ministério da Agricultura e pelo Banco Central do Brasil (Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro - Sicor). Já o colegiado CTABC irá consolidar e sistematizar os dados do SIN-ABC e prestar apoio técnico e científico à Comissão Executiva Nacional do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (CENABC), instituída pelo decreto nº 10.431, de 20 de julho de 2020.
"O decreto atende as diretrizes da Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Mudanças sobre o Clima (PNMC) e criou os regramentos para implementação do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC)", informou a pasta, de acordo com a Agência Brasil.
Ainda de acordo com o governo federal, o protocolo e metodologias de avaliação a serem usados para alimentar o novo sistema seguem os procedimentos de monitoramento das emissões de gases de efeito estufa estabelecidos internacionalmente e com as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). BN
PUBLICIDADE PUBLICIDADEGeral.
-
“Só quem precisa de imunidade parlamentar é bandido”, diz deputada federal
-
FEIRA DE SANTANA: Projeto Dia de Lazer suspenso neste domingo
-
FEIRA DE SANTANA: Com mais seis salas de aula, Escola Regina Vital será ampliada
-
Feira de Santana registra 223 novos casos e 99 pacientes hospitalizados
-
'Não está superado', diz Roma sobre desentendimento com ACM Neto
-
-
FEIRA DE SANTANA: Via de acesso ao Cidade das Compras recebe recapeamento asfáltico
-
Governo do Estado distribui mais 100 mil máscaras no sistema metroviário de...
-
Boletim epidemiológico registra 100 óbitos por Covid-19 e mais de 19 mil casos...
-
Novas medidas restritivas: saiba o que poderá funcionar na Bahia de sexta a segunda...
-
Prefeito de Feira de Santana seguirá decreto do governo estadual, mas poderá fazer...
-
Covid-19: Feira de Santana tem recorde de internações e mais 75 novos casos...