• Bahia tem a maior expansão das linhas de transmissão de energia do país em 2020

Bahia tem a maior expansão das linhas de transmissão de energia do país em 2020

21 de janeiro de 2021 \\ Geral

As linhas de transmissão são responsáveis pelo escoamento da energia elétrica gerada nas usinas para alimentar o Sistema Interligado Nacional (SIN). A Bahia foi o estado com a maior quilometragem concluída de linhas no país em 2020 com a adição de 1.428,5 quilômetros de extensão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) faz o acompanhamento das obras realizadas pelas empresas do setor energético no território baiano.


“As reuniões do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe, que é uma parceria entre Seinfra e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), contribuem para resolver situações existentes relacionadas às obras de linhas de transmissão em ambos os estados. São ações em que damos suporte aos empreendimentos em construção e ajudamos para atração de novos investimentos para o território baiano”, destaca o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.


O funcionamento das linhas de transmissão tem um papel fundamental para o desenvolvimento energético baiano. As linhas contribuem para a Bahia se manter líder nacional na geração de energia eólica e solar. O estado gerou 15.352,93 GWh na fonte eólica entre os meses de janeiro e novembro de 2020, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Ainda segundo a ONS, a produção na fonte fotovoltaica foi de 1.663,77 GWh no mesmo período.


Escoamento da geração

A energia elétrica é produzida por um empreendimento de geração, que possui conexão com a rede de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Após ser gerada, a energia é transmitida pelo SIN para os principais centros de consumo em todo território nacional.


Fonte: Ascom/Seinfra

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.