• Fundação Hospitalar alerta para importância do exame Papanicolau

Fundação Hospitalar alerta para importância do exame Papanicolau

11 de dezembro de 2020 \\ Geral

Durante todo o ano, a Prefeitura de Feira de Santana, através do CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez), equipamento da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, oferta o exame Papanicolau. Somente de janeiro a novembro foram realizadas 3.411 consultas com o ginecologista, através de agendamento por telefone e e-mail; 4.114 Coletas de Material para o preventivo; 5.131 exames Citopatológico Cérvico Vagina; 1.502 Colposcopia e ainda 8.300 Ultrassonografias. Todos estes procedimentos necessários para a realização do preventivo fazem parte do Papanicolau.

Tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, lesões provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) e o câncer do colo do útero, o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

As ações da Fundação Hospitalar vão além da orientação para a prevenção do câncer do colo uterino e da promoção de campanhas voltadas para a atenção da saúde da mulher, a exemplo das campanhas “Março Lilás” e “Outubro Rosa”. São essencialmente preventivas com a oferta de atendimento ambulatorial de especialidades e atendimento diário de consultas Ginecológica/Obstetrícia, Colpocitologia oncótica, também conhecida como exame ou teste de Papanicolaou, Ultrasom transvaginal, Colposcopia, exame Citopatológico Cérvico-Vaginal, e Coleta de Material, exames preventivos que detectam os principais problemas que afetam a saúde da mulher.

Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, explica que as consultas e exames preventivos são realizados em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. “As mulheres vão ao médico com maior frequência, o que ajuda a descobrir eventuais problemas e a tratá-los desde o início. Para isso a Fundação Hospitalar dispõe hoje de cinco médicos para atenção a saúde da mulher com atendimento para cauterização, LEEP e CAF no CMPC”, ressaltou.

A gestora salienta ainda que os resultados dos exames são liberados em 15 dias, e sendo constatadas alterações nos preventivos, essas mulheres serão encaminhadas para atendimento adequado com ginecologistas que atuam no tratamento de lesões pré-cancerígenas na própria unidade do CMPC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.