Para evitar erros na urna, eleitor pode treinar pela internet
Domingo é dia de ir às urnas em 26 estados. Em anos anteriores, os eleitores podiam treinar para o pleito em urnas eletrônicas de teste, que eram instaladas em locais de grande circulação. Desta vez, por causa da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral fez uma série de mudanças, e uma delas foi na simulação de voto.
Em vez de feiras livres e rodoviárias, o TSE colocou na internet o simulador de votação. Quem tiver deficiência visual pode usar a audiodescrição, como numa urna eletrônica real. Para votar no primeiro turno, é possível escolher entre cinco partidos: o do Folclore, dos Esportes, dos Ritmos Musicais, o Partido das Profissões e o das Festas Populares. Cada um tem três opções de vereador para escolher.
Cada candidato a vereador tem um número formado por cinco algarismos. Quem não tiver escolhido um nome, mas quiser votar em um partido, basta digitar os dois primeiros algarismos. Para votar no candidato exato, precisa digitar o número completo. Vai aparecer na tela a foto dela ou dele, com o nome, o número e o partido. Se estiver tudo certo, é só confirmar, no botão verde. Senão, corrige e digita de novo.
O próximo passo é o voto para prefeito. Nesse caso, o número do candidato é o mesmo que o do partido. Ao digitar, aparecem na tela as fotos do cabeça de chapa e do vice, os nomes, o número e o partido. Aí, basta confirmar ou corrigir. O voto é registrado e pronto.
Para não confundir com os números, a dica é preparar uma cola. O eleitor pode levar de casa o número já anotado em um papel (a cola) para a sessão eleitoral. Mas é importante anotar em papel. Não adianta levar escrito no celular ou tirar uma foto do número, porque é proibido levar qualquer equipamento eletrônico para a cabine de votação.
O Brasil tem 148 milhões de eleitores. No domingo, quem tem domicílio eleitoral nos 26 estados vai precisar votar ou justificar a ausência. Somente quem vota no Distrito Federal não vota nas eleições deste ano. Ao todo, são mais de 518 mil pessoas disputando uma vaga de vereador e outras 19.342 de prefeito.
Fonte: Agência Brasil
PUBLICIDADE PUBLICIDADEGeral.
-
FEIRA DE SANTANA: LULINHA SEGUE BUSCANDO MELHORIAS PARA A SEDE E ZONA RURAL
-
FEIRA DE SANTANA: Limpeza na Base Comunitária de Segurança da Rua Nova
-
FEIRA DE SANTANA: Com a corda no pescoço: camelôs do Shopping Popular apelam para...
-
FEIRA DE SANTANA: Inscrições para cursos profissionalizantes até sexta, 22
-
Sorteio da Nota Premiada Bahia contempla 65 moradores da capital e 26 do interior
-
Bahia tem a maior expansão das linhas de transmissão de energia do país em 2020
-
Governo da Bahia publica tabela de pagamento do funcionalismo estadual em 2021
-
Autorização para transferência de veículos pode ser agendada no SAC Digital
-
-
Bahia busca conter avanço da Covid-19 em municípios das regiões Sul e Sudoeste
-
Ações de assistência técnica e extensão rural avançam na Bahia
-
Procon-BA notifica Ford Brasil sobre garantia dos consumidores e reposição de...