• Agricultura Familiar conta com novo Curso de Extensão online de Ovinocaprinocultura

Agricultura Familiar conta com novo Curso de Extensão online de Ovinocaprinocultura

05 de novembro de 2020 \\ Geral

Agricultores e agricultoras familiares, pesquisadores, estudantes, professores, extensionistas e interessados, em geral, contam agora com os cursos ofertados pelo Zootecnia Online – Falando de Produção Animal, um projeto de extensão do Grupo de Estudos em Forragicultura e Ruminantes da Universidade Federal da Bahia (Gefor-UFBA), para criar um espaço de debate técnico-científico online sobre a produção animal.

A ação é realizada em parceria com a Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Cooperativa de Consultoria Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser), Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

No curso de ovinocaprinocultura, que começa nesta quarta-feira (04), as palestras envolvem os fatores limitantes da criação de ovelhas, carneiros, bodes e cabras, pelos agricultores familiares da Bahia, selecionadas a partir de demandas das próprias comunidades. Os temas abordados serão: Controle agroecológico integrado de endoparasitas; Comportamento e bem-estar; Produção de leite e seus derivados no Semiárido; e Qualidade da carcaça de carne ovina e caprina.

De acordo com o coordenador da Cepex, José Tosato, a SDR considera fundamental a aproximação com as universidades, institutos e cursos de educação profissional, Escolas Família Agrícola (EFAs) e todos os cursos relacionados à área agrária ou de interesse da agricultura familiar. Tosato salienta que os cursos representam a materialização dos objetivos da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Rural e a Agricultura Familiar: “Os esforços coletivos da Rede procuram aproximar as instituições de ensino com a agricultura familiar e esses três cursos atendem a importantes demandas dos agricultores nos seus principais desafios”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.