• Fundação Hospitalar contabiliza cerca de 400 mil atendimentos neste ano

Fundação Hospitalar contabiliza cerca de 400 mil atendimentos neste ano

22 de outubro de 2020 \\ Geral


A Fundação Hospitalar de Feira de Santana apresenta saldo positivo em número de serviços prestados, entre consultas e exames, alcançando quase 400 mil atendimentos neste ano. Além do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), a autarquia é responsável pelo CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz) e CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine). 

Entre janeiro a setembro, o laboratório da Fundação Hospitalar realizou 230.899 exames, a exemplo do Teste do Pezinho, bioquímico, imunológico, teste de hormônio, tendo uma média mensal de 25.656 exames. 

No Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher, onde são ofertados atendimentos de ginecologia e pediatria, foram realizados 36.098 exames com consultas no Ambulatório de Especialidades, e no Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins foram prestados 3.389 atendimentos - a maioria deles a prematuros.

A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, atribui os números expressivos à qualidade da assistência prestada pela administração municipal.  “Qualquer mulher, seja ela de Feira de Santana ou dos municípios pactuados, sabe que pode contar com a assistência do Hospital da Mulher”, afirma. Acrescenta que 19% das mulheres atendias são de outras cidades. 

Entre as especialidades ofertadas pelo Hospital da Mulher incluem: cirurgião pediátrico, pediatria, obstetrícia, endocrinologista e cardiologia pediátrica, pneumologista pediátrico, ortopedista, neurologista e nefrologista pediátricos, fonoaudiologia e gastroenterologista pediátrico, mastologista, hematologista. 


Prevenção ao Câncer 


Neste ano, o CMPC já realizou 17.191 atendimentos, entre biópsias, punção da mama, coleta de material, colposcopia, eletrocauterização, ultrassonografia e exame citopatológico cérvico-vaginal. No local também são ofertados serviços de  ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia e também consultas com assistente social, psicólogo, enfermagem, anatopatologista e obstetra. 

Diagnóstico por Imagem 

Segundo as estatísticas da Fundação Hospitalar, em 2020, no CMDI já foram realizados 33.118 exames, dentre os quais 17.976 foram de ultrassonografia. Além deste, são ofertados raio-x, mamografia, eletrocardiograma, densitometria e punção da mama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE