• Câmeras no metrô já monitoraram temperatura de quase 1,4 milhão de passageiros

Câmeras no metrô já monitoraram temperatura de quase 1,4 milhão de passageiros

21 de agosto de 2020 \\ Geral

As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações de metrô da Lapa e de Pirajá, em Salvador, já alcançaram o total de 1.397.475 passageiros monitorados, até o último dia 15 de agosto. Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 2.614 apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 504 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.  

As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhadas para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 518 testes rápidos, com 58 resultados positivos, e 397 pessoas realizaram o exame RT-PCR, padrão ouro na detecção do coronavírus. 

Os resultados dos exames coletados em PCR, que identificam a causa da infecção, são encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e os passageiros recebem os resultados em 48 horas. O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Sesab e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), com o apoio da CCR Metrô Bahia. 

"Agora, mais do que nunca, este monitoramento é importante, porque, com a reabertura do comércio, o volume de pessoas nas ruas aumenta, crescendo também a possibilidade de se disseminar a Covid-19. Quando uma pessoa é identificada com a temperatura alterada, esse já é um indicativo. E com os testes sendo realizados e os casos confirmados, essas pessoas vão reforçar o isolamento, evitando contaminar outras pessoas, e se cuidar melhor”, afirma o diretor-presidente da CTB, Eduardo Copello,.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica a importância do monitoramento nas estações. "Este monitoramento, além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Sabendo que estão contaminadas e que devem se isolar, elas podem inclusive ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab".

Repórter: Raul Rodrigues

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.