• Em parceria com a Secretaria de Saúde, Seduc elabora protocolo de segurança para volta às aulas

Em parceria com a Secretaria de Saúde, Seduc elabora protocolo de segurança para volta às aulas

23 de julho de 2020 \\ Geral

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está elaborando um plano de contingência de retorno às aulas. Ainda não há definição de data para este retorno, mas as medidas de segurança vêm sendo planejadas com antecedência. Estas medidas estão sendo discutidas e elaboradas pelo Departamento de Ensino da Seduc em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as orientações da Vigilância Epidemiológica.


O protocolo visa garantir a segurança dos estudantes e dos profissionais que compõem a Rede Municipal de Educação no momento de volta às aulas. Está sendo pensado com base em três eixos: pedagógico; infraestrutura e biossegurança; e informação e comunicação.


“Este plano precisa ser pensado e elaborado de forma intersetorial, por isso, as parcerias com os professores da Rede e outros órgãos da Administração Municipal. Também ouvimos nossos professores e educadores que atuam na rede privada de Feira de Santana. Nosso objetivo é que a volta às aulas, quando for possível e viável, seja extremamente segura. Estamos nos preparando para isso”, afirma o secretário de Educação, Marcelo Neves.


ADOÇÃO DE MEDIDAS


Algumas das medidas incluídas no plano já estão sendo postas em prática, a exemplo do projeto “Em Casa Também se Aprende”, que semanalmente oferece aos estudantes – da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano), Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos – uma rotina com brincadeiras e atividades que podem ser feitas em casa, como uma forma de manter os alunos ocupados e entretidos.


Os gestores das escolas municipais já vêm participando de encontros virtuais desde o final de maio, e já foram apresentados ao plano, ao qual também deram sugestões. Desde o início deste mês, os professores vêm participando de encontros on-line – a exemplo do ‘WebNafs’, para os professores de Ensino Fundamental I, e dos ‘Webinars’, voltados tanto ao público da Educação Infantil quanto ao do Ensino Fundamental II e gestores.


Há outras medidas que já estão em andamento e mais algumas deliberações planejadas para entrar em prática num período mais longo. O plano inclui a aquisição de material para higienização das escolas e adequação dos espaços físicos, também para proporcionar maior assepsia; aquisição de material de proteção próprio para alunos, professores e funcionários; e contratação de empresa para desinfecção das escolas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE