• Rui vistoria novas moradias em Cajazeiras VIII antes de entrega a 36 famílias

Rui vistoria novas moradias em Cajazeiras VIII antes de entrega a 36 famílias

14 de junho de 2020 \\ Geral

Antes da entrega oficial de novas casas a moradores da comunidade Jardim Mangabeiras, em Cajazeiras VIII, o governador Rui Costa foi até o local, na manhã desta sexta-feira (12), para realizar uma última vistoria. Ao todo, 36 famílias que viviam de auxílio aluguel ou em imóveis situados em áreas de risco foram beneficiadas pela iniciativa. Por conta da pandemia, a ocupação será feita gradualmente, nestes sábado (13) e domingo (14).

Situados às margens da Avenida 29 de Março, os imóveis contam com dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, como conferiu de perto o governador. "Essas casas fazem parte dessa macro obra da 29 de Março. Amanhã [13] e domingo [14], as 36 famílias já se mudam e passam a ter uma casa nova, em condições infinitamente melhores ao que eles viviam. É um trabalho social forte", avaliou Rui.

Além da construção das casas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), também promoveu melhorias na infraestrutura urbana da localidade.

O governador finalizou a visita realizando uma vistoria em uma praça que fica do outro lado da avenida. Composto de estruturas como mesas para jogos de tabuleiro, vestiário e campo com grama sintética, o espaço será aberto quando as medidas de isolamento social forem relaxadas.

Fases de entrega

Em função da necessidade de isolamento e para atender às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Decreto Estadual nº 19529/2020, a primeira etapa do processo de entrega, que é a destinação dos imóveis para cada família, foi feita por sorteio eletrônico. A metodologia envolveu a gravação de um vídeo do processo e contou com a presença de dois representantes de lideranças, de dois beneficiários e de dois técnicos da Conder, que é vinculada à Sedur.

Os idosos tiveram prioridade e serão alocados nos apartamentos localizados no térreo do conjunto habitacional. Com o sorteio das unidades, cada família passou a ter o endereço necessário para a solicitação da ligação de água e energia elétrica.

Além disso, os próprios moradores fizeram uma vistoria em cada um dos imóveis, para checagem das ligações elétrica e hidráulica, piso, esquadrias, revestimentos, entre outros itens.

Histórico

Com mais essas 36 moradias, o Estado soma 330 unidades habitacionais construídas no local, sendo 60 delas entregues em 2011 e 234 em 2017. Além dos imóveis, foram construídos boxes comerciais, posto de saúde, creche, centro comunitário, praças, quadra de esporte, equipamentos de lazer e pavimentação de vias. O projeto incluiu também rede de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário.


Repórter: Renata Preza

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE