• Adultos de 55 a 59 anos e professores podem ser vacinados contra gripe influenza em Feira de Santana a partir de segunda

Adultos de 55 a 59 anos e professores podem ser vacinados contra gripe influenza em Feira de Santana a partir de segunda

17 de maio de 2020 \\ Geral

A partir desta segunda-feira, 18, adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas ou privadas podem ser vacinados contra a gripe influenza em Feira de Santana. Estes públicos fazem parte da segunda e última etapa da terceira fase da campanha nacional de vacinação contra influenza, que segue até o dia 5 de junho.

Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto até 45 dias) também fazem parte do público alvo nesta fase.

Manuela Ferreira, mãe do pequeno Arthur de dois anos de idade, compareceu nesta sexta-feira (15) com a criança na Unidade Básica de Saúde Irmã Dulce para vacinar o filho. Ela conta que está afastada de suas atividades no trabalho, onde atua como auxiliar de depósito e tirou um tempinho para imunizar a criança. 

"Mantenho sempre a caderneta de vacinação dele em dia, hoje mesmo falta ele tomar só a vacina da gripe", explica Manuela Ferreira.

Gestantes e mulheres em período pós parto até 45 dias também podem ser vacinadas, como é o caso da Camila Ramos, ela está no quinto mês de gestação e também compareceu a unidade de saúde para receber a dose da vacina. 

"Preferi aguardar o movimento na unidade estar mais fraco para poder ser vacinada, evitar aglomeração, além disso precisava chegar ao quinto mês por isso não vim antes", explica.

Estratégias para evitar aglomeração e de higiene nas unidades de saúde estão sendo reforçadas. A distância de um metro entre cada pessoa, caso hajam filas nas salas de vacina, deve ser respeitada. Os profissionais tem reforçado a frequência da higienização das mãos, bem como a limpeza das maçanetas.

Estão entre o público alvo da campanha: idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e jovens ou adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 a 21 anos de idade. A meta é imunizar 90% de cada público alvo. 

A Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Saúde assegura o abastecimento das doses nas 101 unidades básicas de saúde e de saúde da família. 50 mil doses foram recebidas para esta última fase. Até o momento cerca de 93.919 pessoas foram vacinadas desde o dia 23 de março, quando iniciou a campanha. 

Pessoas com febre devem adiar a vacinação e pessoas com alergia a proteína do ovo, mesmo não havendo restrição, devem informar ao profissional de saúde.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho estuda a possibilidade de disponibilizar as doses da vacina para todos os públicos, caso sobrem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE