• Movimento no comércio ficou dentro do esperado depois de um mês fechado

Movimento no comércio ficou dentro do esperado depois de um mês fechado

23 de abril de 2020 \\ Geral

O movimento no comércio de Feira de Santana, nesta quarta-feira, 22, observado por equipes da Prefeitura, depois de um mês fechado como medida de prevenção ao convid-19, foi dentro do esperado. Clientes foram às lojas principalmente para pagar prestações.

O volume de pessoas no núcleo central da cidade vai ser monitorado pela Prefeitura, com vistas a evitar que as normas de funcionamento, anunciadas pelo prefeito Colbert Filho, sejam devidamente seguidas.

O número de pessoas nas ruas centrais da cidade foi visto como natural, depois de um longo período de inatividade do setor comercial mais pujante do interior baiano – e um dos mais fortes de todo o interior do Norte e Nordeste.

A expectativa é de que nos próximos dias o número de pessoas circulando pelas ruas do comércio caia porque a grande maioria terá resolvido os seus problemas que a saírem das suas casas.

As lojas autorizadas pelo prefeito Colbert Filho a reabrir devem seguir rígido protocolo profilático – como oferecer aos clientes álcool em gel, controle na quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos para evitar proximidade nos contatos físicos, e o uso obrigatório de máscaras de tecido– tanto entre clientes como funcionários.

Os empresários deverão adotar o procedimento de desinfecção de áreas comuns, como balcões. Os clientes também deverão mudar hábitos comuns no dia a dia, como tocar os produtos com as mãos.

Nos próximos dias, comércio e clientes conjuntamente se adaptarão aos novos procedimentos neste setor, que serão atentamente acompanhados pelas autoridades locais. O prefeito Colbert Filho declarou que caso o número de infectados pela doença aumente, as regras antigas voltarão a serem aplicadas.

Há orientação por parte das autoridades que as pessoas, sob qualquer argumento, não saiam às ruas sem uma máscara de tecido – se demorar, deve levar uma reserva, para ser usada depois de duas horas, porque o tecido fica úmido.

Pelo decreto divulgado dia 21, foram autorizados a abrir suas portas lojas com até 200 metros quadrados – óticas, eletrodomésticos, móveis, refrigeração, entre outros, das 9h às 16h. Para avitar aglomeração, as promoções não estão permitidas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.