• Governador alcança número de 400 escolas públicas visitadas

Governador alcança número de 400 escolas públicas visitadas

02 de março de 2020 \\ Geral

O governador Rui Costa já visitou 400 escolas da rede pública na Bahia. O número foi alcançado nesta segunda-feira (2), no Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além de conhecer as instalações e assistir a apresentações de música e dança, Rui se reuniu com a comunidade escolar, com a qual conversou por mais de uma hora, e anunciou o investimento de R$ 2 milhões na unidade, para a construção de mais 15 salas de aula, quadra coberta e outros benefícios. 


Na ocasião, Rui lembrou que a Secretaria da Educação é responsável pelo planejamento das diretrizes que serão seguidas na rede estadual, “mas é na escola que a educação acontece. Essas visitas são muito importantes. Elas têm um propósito, em primeiro lugar, de conhecer as escolas. Nas visitas, nós aprendemos muito, conhecemos os projetos inovadores e as iniciativas positivas, que podem ser replicadas em outras unidades, e também observamos o que precisa ser corrigido, seja no aspecto físico ou no funcional”.


O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou que a visita às escolas leva a mensagem de que o governador acredita na instituição. “Isso é uma escuta. Há as reivindicações da parte pedagógica, de infraestrutura e das questões salariais. Então, a reunião proporciona resolutividade para essas demandas”. 


Segundo Rodrigues, o governador orienta as escolas durante as visitas, valorizando os profissionais. “Quando ele vai embora, fica para a secretaria uma obrigação, que é dar resolutividade. Por isso, por toda a Bahia, estamos fazendo licitações, reformas, contratação e formação continuada de profissionais, observando a alimentação, o transporte, o material didático, entre outras coisas”. 


No Colégio Polivalente, em São Sebastião do Passé, Rui conheceu Casten dos Santos, 17 anos, participante do programa Mais Estudo. “Eu entrei no ensino médio bastante ansioso. Tive aulas com os professores e consegui pegar o método de estudos”, disse. Foi assim que ele conseguiu tirar dez em português e matemática e alcançar a vaga de monitor. "Recebi R$ 200 por mês e estou juntando para comprar uma impressora. Meu sonho é ter um computador completo e um celular. Este ano, o governador já disse que vai ampliar o programa e espero me classificar novamente”.


Melhorias


Para a diretora do colégio, Evanice Pereira, a visita do governador contribui para a melhoria das escolas, tanto na qualidade do ensino como na estrutura. “O governador informou que há uma licitação já pronta para que a gente construa nossa quadra de esportes e mais 15 salas de aula. Isso ajuda muito no processo de ensino, porque os alunos se interessam pela escola. O esporte ajuda a envolver os alunos, tirando o foco das drogas. Nós vamos ter espaços variados para projetos de artes, auditório, cozinha e quem ganha não é a escola, são os alunos e a cidade". 


Uma das 400 unidades visitadas por Rui foi o Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, em 2015. "Após a visita, tivemos algumas intervenções na escola como revisão da parte hidráulica e elétrica, além de pintura e troca de mobiliário. A escola passou a ter mais credibilidade e o número de matrículas aumentou, pois todos querem estudar na escola que o governador visitou”, ressaltou a diretora da unidade, Rose Guerra. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE