• Plantão Integrado de Proteção divulga balanço parcial de dados no Carnaval de Salvador

Plantão Integrado de Proteção divulga balanço parcial de dados no Carnaval de Salvador

25 de fevereiro de 2020 \\ Geral

Um balanço parcial dos órgãos que atuam no Plantão Integrado de Proteção mostra 2.599 crianças e adolescentes abordadas nos três circuitos do Carnaval de Salvador. Desse total, 55 crianças (9,5%) foram identificadas em situação de trabalho infantil.

O plantão, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), tem a participação ainda da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ministério Público da Bahia, Defensoria Pública, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA-BA), Conselhos Tutelares, entre outros órgãos.

Nenhum caso de exploração sexual foi registrado nos primeiros quatro dias da festa. Os dados do balanço parcial vão de quinta-feira (20) até domingo (23). No total, desde o início do carnaval, as equipes da SJDHDS distribuíram mais de 49 mil peças da campanha contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

"Nós temos uma preocupação porque estamos vivendo uma crise social muito grave e sabemos que muitas famílias permitem que suas crianças vão para as ruas. Então, o nosso trabalho é de conscientizar sobre a importância de manter as crianças em casa, com familiares, ou então em algum dos abrigos ofertados pela prefeitura municipal", afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, em visita ao plantão integrado.

Os técnicos da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS também foram às ruas ouvir as demandas das pessoas com deficiência. Foram registrados 85 atendimentos nos circuitos, entre orientações e informações, além do recebimento de denúncias.

"Esses dados são fruto do trabalho articulado com as equipes volantes nas ruas, as visitas às delegacias especializadas, além do diálogo com prefeitura municipal e demais representantes da rede, permitindo um trabalho integrado e coeso", explicou a coordenadora de Proteção da Criança e do Adolescente da SJDHDS, Iara Farias.

O projeto Adolescente Proteja, também do Plantão Integrado, contabilizou 15 adolescentes apreendidos em suposto cometimento de ato infracional, sendo quatro por brigas nos circuitos, seis por posse de drogas, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.