• Cooperativas da agricultura familiar participam do Carnaval em Salvador

Cooperativas da agricultura familiar participam do Carnaval em Salvador

19 de fevereiro de 2020 \\ Geral

Mais de dois mil produtos da agricultura familiar baiana poderão ser consumidos durante o Carnaval em Salvador. Neste ano, pela primeira vez, produtos das cooperativas baianas marcam presença nos circuitos Dodô/Barra Ondina e Osmar/Campo Grande. 

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) traz para o circuito carnavalesco as barrinhas de chocolate com 70% de cacau. Já a Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita) vai energizar a avenida com as barrinhas de cereais nutritivas de abacaxi, jaca e umbu. “Temos um produto que é saudável, de fácil manuseio, que pode ser levado no bolso e que dá aquele gás pra pular, dançar e se divertir. É saboroso e nutritivo”, afirma o representante da Coopaita, Eder Lima.

Também participam da festa a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), presente com doce de corte de umbu, as geleias de umbu e de maracujá da Caatinga, e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), com as bananas chips. 

Foto: SDR
(Foto: SDR)

Os produtos da agricultura familiar da Bahia poderão ser encontradas em camarotes como o Band Folia 2020, em Ondina, e da TVE Bahia, no Campo Grande, além de diversos pontos comerciais da capital baiana, garantindo uma alimentação saudável, antes, durante e depois da folia. 

Castanha de caju, nibs, tapioca, palmito, licuri, farinha de copioba, mel e flocão de milho também são opções de alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar da Bahia, que podem ser consumidos durante o Carnaval, mas também nos outros dias do ano. 

A nutricionista Tâmara Ferreira destaca que, principalmente em momentos de festa como o Carnaval, o gasto de energia corporal aumenta. Assim, o cuidado com a alimentação é necessário para evitar situações indesejáveis, que podem interromper os festejos. “A agricultura familiar é uma forte aliada para a manutenção da saúde. São produtos mais saudáveis, já que não utilizam agrotóxicos e fornecem uma maior quantidade de sais minerais, vitaminas, compostos e bioativos que contribuem para tratar e prevenir doenças, além de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta”.

Foto: SDR
(Foto: SDR)

Pontos de venda

O público ainda pode adquirir em lojas como Grão de Arroz (Pituba), Viva o Grão (Corredor da Vitória, Pituba e Vilas do Atlântico), Saúde na Panela (Pituba), redes de supermercados Walmart, Todo Dia e Almacen Pepe (Pituba), Bodexpress (Imbuí), Mercado do Rio Vermelho e na Rede Moinho, que funciona na Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia (Ufba/Ondina), todas às sextas-feiras, das 7h às 13h.

As cooperativas da agricultura familiar participam no Carnaval com apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, projetos executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de empréstimo do Banco Mundial.

Fonte: Ascom/SDR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE