• FEIRA DE SANTANA; Em meio a sorrisos, mais de 48 mil estudantes retornam às aulas na Rede Municipal

FEIRA DE SANTANA; Em meio a sorrisos, mais de 48 mil estudantes retornam às aulas na Rede Municipal

07 de fevereiro de 2020 \\ Geral

Tanto o sorriso da pequena Carla Valentina Santos Leite, de 3 anos, quanto o da jovem Cailane Gomes Santos, de 13, representam muito bem o momento que marca a volta às aulas e o início do ano letivo 2020. Na manhã desta quinta-feira, 6, o prefeito Colbert Martins e o secretário de Educação, Marcelo Neves, fizeram a entrega simbólica de fardamento e dos kits escolares nas escolas de Carla e Cailane e aproveitaram para cumprimentar estudantes e professores. 

Mais de 48 mil estudantes retornaram às aulas nas 206 escolas municipais, como é o caso de Valentina, aluna do Grupo 3 no Centro Municipal de Educação Infantil Luzia de Almeida Souza, do bairro Irmã Dulce. Difícil encontrar por aí um sorriso maior do que o seu quando recebeu o kit das mãos do secretário Marcelo Neves. Valentina estava feliz.

Cailane [foto acima] estuda na Escola Municipal Maria Antonia da Costa, do bairro Santa Mônica. Ela foi convidada a falar em nome de seus colegas. Agradeceu à diretora da unidade de ensino, Nelcilândia Arouca, e a todas as professoras pelo bom relacionamento, aprendizagem e diversão ao longo dos anos em que ela vem estudando por lá.

O secretário Marcelo Neves deu as boas-vindas aos alunos e estendeu a mensagem a toda a Rede. “Que 2020 seja um ano proveitoso, de muitas alegrias e aprendizagem. Estamos fazendo a entrega não só do fardamento, mas também dos diversos materiais para os alunos, para o apoio pedagógico e a merenda escolar. Toda a Rede receberá estes itens, e estamos acompanhando a distribuição para que o material chegue o mais breve possível”, pontuou.

O prefeito Colbert Martins deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes e familiares pela chegada de um novo ano letivo. “Estudem, cuidem desta escola. Quando o aluno está numa escola que melhora o seu ensino a cada ano, como essa aqui, ele cresce junto. Pais, acompanhem seus filhos. Vejam seus boletins, perguntem sobre seu comportamento. E vamos melhorar juntos a nossa Educação”, incentivou.
 
                                                 O fardamento e os kits escolares

 
As crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal vão receber o ‘kit aluno’ e também o fardamento completo. A farda, que começará a ser distribuída ainda este mês, varia de acordo com a idade. Meninos de até oito anos recebem camisa e bermuda; e as meninas, camisa e short-saia. 

Acima desta idade, os alunos recebem uma blusa e uma calça em tactel; já as alunas recebem blusa e calça em helanca. Todos os alunos da Rede Municipal também receberão mochila.

O kit escolar, que também será entregue aos alunos, varia de acordo com a etapa da Educação Básica em que o estudante está matriculado. O kit entregue às crianças da Educação Infantil é composto por caderno para cartografia, lápis, lápis de cor, borracha, apontador, cola branca, giz de cera, caneta hidrocor, massa de modelar, estojo, tinta, pincel, tesoura sem ponta, avental plástico, entre outros itens.

Já o de Ensino Fundamental Anos Iniciais – do 1º ao 5º ano – é composto por dois cadernos, um em brochura, outro para cartografia; lápis e lápis de cor, apontador, cola branca, régua, apontador, estojo, giz de cera grosso e tesoura sem ponta.

E, finalmente, o kit escolar destinado aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais conta com dois cadernos universitários e um para cartografia, lápis preto, canetas esferográficas azul, vermelha e preta, borracha, compasso escolar, apontador, calculadora, régua, transferidor, esquadros de 45 e 60 graus e estojo.

A Secretaria Municipal de Educação está fazendo desde o início de janeiro a entrega da merenda escolar e do material de apoio nas unidades de ensino para que as escolas recomecem as atividades com todo o material necessário. Ao todo, são 64 itens diferentes, que servirão de auxílio ao trabalho pedagógico e administrativo realizado nas escolas.

São canetas esferográficas, lápis de cor, papel cartolina, cartão, laminado e metro, ofício, grampeadores, borrachas, clips para papel, cola colorida, em bastão, de isopor, bolas de isopor, tecidos TNT em rolo em diversas cores, apagadores, balões de látex, fita adesiva durex, crepe e dupla face, entre outros itens.
 
Já o fardamento completo e o kit escolar, composto por materiais que serão utilizados pelos alunos, começarão a chegar às escolas a partir da segunda metade de fevereiro por questões de logística – o fechamento das turmas, a quantidade e a idade dos estudantes são fatores que influenciam a entrega, uma vez que o número de matrícula na Rede Municipal ainda deve crescer ao longo deste mês.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE