• Aplicativo utilizado por cooperativas da agricultura familiar baiana ganha prêmio internacional

Aplicativo utilizado por cooperativas da agricultura familiar baiana ganha prêmio internacional

05 de fevereiro de 2020 \\ Geral

O primeiro aplicativo de licitações do Brasil, o SOL (Solução Online de Licitação), lançado pelo Governo da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, foi premiado no iF Design Award 2020, um dos mais importantes prêmios de design do mundo. O iF Design Award é realizado na Alemanha desde 1953 e recebe por ano cerca de 6 mil inscrições, de aproximadamente 70 países. O júri que premiou o SOL, na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições, foi composto por 78 especialistas de design de todo o mundo.  

O SOL é o primeiro aplicativo de licitações do Brasil a usar tecnologia blockchain, que utiliza base de dados descentralizada, oferecendo confiabilidade e audibilidade sobre o código-fonte, os dados recebidos e as ações realizadas. O aplicativo está sendo utilizado por associações e cooperativas da agricultura familiar beneficiadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  

O sistema garante a integridade do processo licitatório, facilita e agiliza o acesso de organizações produtivas da agricultura familiar baiana a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, possibilita transparência em suas aquisições, gera eficiência na gestão de recursos públicos, movimenta a economia local e fortalece a economia. Desde que entrou em funcionamento, em julho de 2019, já foram concluídas 185 licitações e outras 147 estão em andamento. O valor total das licitações movimentadas pelo aplicativo, até este mês de fevereiro, chega a mais de R$ 3 milhões.  

Para a assessora de aquisições do Bahia Produtiva, Nara Lins, com o aplicativo, as aquisições feitas pelas entidades beneficiárias do projeto ocorrem de forma mais eficiente e transparente. “As dificuldades enfrentadas pelas associações e cooperativas da agricultura familiar durante a realização das licitações foram praticamente superadas. Não há mais a necessidade de elaboração de atas e contratos, tendo em vista que estes documentos são gerados automaticamente pelo sistema, além das empresas fornecedoras apresentarem as suas propostas de maneira rápida e segura pelo aplicativo”, afirma.

Confiabilidade e transparência

Segundo o coordenador da área de Tecnologia da Informação da CAR, Walter Santos Ribeiro, a conquista do prêmio significa a confirmação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Bahia Produtiva. “Vemos com muita alegria e satisfação essa premiação, principalmente pela importância do aplicativo para que as organizações produtivas possam realizar licitações com mais segurança e praticidade. A agilidade e confiabilidade que o aplicativo proporciona nos processos licitatórios mostra o quanto foi importante o seu desenvolvimento. A utilização da blockchain como ferramenta de segurança e integridade vem assegurando confiabilidade e transparência ao SOL”. 

O SOL teve a parceria do Projeto Governo Cidadão, executado pela Secretaria do Planejamento e das Finanças do Estado do Rio Grande do Norte, com apoio do Banco Mundial, e foi desenvolvido pela Caiena Tecnologia e Design. O SOL está disponível na Play Store e Apple Store. Fornecedores de todo o país podem baixar o aplicativo e se cadastrar, acessar as oportunidades em andamento e enviar suas propostas. Informações sobre o aplicativo estão disponíveis neste link. 

Fonte: Ascom/SDR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.