• Requalificação do Largo de Roma beneficia turismo religioso

Requalificação do Largo de Roma beneficia turismo religioso

15 de janeiro de 2020 \\ Geral

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), tem atuado na requalificação do entorno do Largo de Roma, onde está localizada a sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), além do memorial e santuário dedicados à santa baiana. Com a canonização da religiosa, no último mês de outubro, a visitação à instituição praticamente dobrou – passou de 65 mil visitantes, em 2018, para 125 mil, em 2019. As melhorias feitas na região, com investimento de cerca de R$ 3 milhões, podem ser vistas por quem participar do cortejo da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16).

Dentre as diversas intervenções realizadas estão a nova ligação entre as avenidas Luiz Tarquínio e Dendezeiros, incluindo drenagem, pavimentação, passeio com piso tátil e rampa de acesso, sinalização e iluminação em LED. Na Avenida Luiz Tarquínio também está sendo feita a macro-drenagem e urbanização, dentre outros serviços.

O Largo de Roma foi contemplado com alargamento da calçada, readequação da sinalização e sistema de drenagem. No local, está situada a Praça Irmã Dulce, com 15 mil metros quadrados, entregue pelo governo desde 2014, com paisagismo, parquinho, passeios e outras estruturas, destacando-se a escultura de Irmã Dulce, criada pelo artista plástico Bel Borba – um verdadeiro cartão postal da Cidade Baixa.

Conduzidas sob a responsabilidade da Conder, as ações de requalificação contribuem para melhorar a infraestrutura da região, beneficiando o acesso do turista que vai ao Largo de Roma para uma experiência de fé e facilitando também o acesso para quem trafega naquela área da cidade.

“A primeira santa brasileira é baiana e desenvolveu grande parte de seu legado social e religioso em Salvador. A Osid está situada num importante corredor turístico e religioso, que também tem em seu curso a Basílica do Senhor do Bonfim. A valorização desta região é boa tanto para baianos quanto para turistas”, disse o chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo da Bahia, Benedito Braga, em visita às obras, na tarde desta terça-feira (14). Ele ainda acrescentou que a parte de infraestrutura já está com 80% concluída e de macrodrenagem já atingiu 50%.

Também participou da visita o superintendente de Investimentos em Zonas Turísticas da Setur, Antônio Fernando Pereira dos Santos; o diretor de projetos da Setur, Bruno Viana Leite; a superintendente da Conder, Larissa Brito; a engenheira Renata Passos, responsável técnica da obra, e Priscila Sena, engenheira residente da obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.