• Prefeitura de Feira intensifica trabalho de educação para o trânsito com palestras em empresas

Prefeitura de Feira intensifica trabalho de educação para o trânsito com palestras em empresas

13 de janeiro de 2020 \\ Geral

Uma palestra realizada na tarde de sexta feira, 10, pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito, autarquia da Prefeitura de Feira de Santana, reuniu mais de 120 funcionários da empresa DPC Distribuidora. Ministrada pelo superintendente Maurício Carvalho, a palestra destacou a importância da educação para o trânsito para a diminuição de acidentes e mortes. 

O colaborador da empresa, Djavan Santos, afirma que ações como essa colaboram para a mudança de atitude dos condutores e pedestres. "Para nós é um privilégio assistir uma palestra que contribui bastante para a conscientização das pessoas para a segurança no trânsito, porque muitas vezes deixamos de fazer coisas simples que podem salvar vidas, e nos foi mostrado aqui como nossas escolhas interferem na vida dos outros", comenta.

O colaborador Adailton de Oliveira fez uma redação sobre o tema, abordando a falta de educação no trânsito para chamar atenção dos colegas. "É importante discutir sobre a segurança, alertar sobre o uso abusivo da bebida alcoólica e falta de uso de cinto de segurança. A palestra de hoje destacou que a educação pode transformar a atitude das pessoas por um trânsito mais seguro, por isso acho importante recebermos eventos como este", ressalta.

Ações da SMT colaboram para diminuição de infrações

O trabalho de engenharia, fiscalização e educação e formação cidadã do condutor realizado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, vem colaborando para um trânsito mais seguro e organizado em Feira de Santana. O número de multas vem gradativamente diminuindo em nossa cidade,  decrescendo desde o ano de 2016 registrando uma queda de 34% para 2019.

Com uma frota crescente e um fluxo de carros e motocicletas cada dia maior, aumenta também a probabilidade de acidentes. Entretanto, a Superintendência Municipal de Trânsito - SMT registra de 2016 para 2019 uma queda de 32% nos acidentes com vítimas e queda de 20% nos acidentes com mortes neste mesmo período no trânsito de Feira de Santana. Estes números correspondem às ocorrências em que a SMT identifica diretamente pelas rondas ou é acionada. Estes registros acontecem dentro do perímetro urbano, área de atuação da SMT.  

“O motorista de Feira precisa melhorar a consciência e obediência ao código de trânsito, ele precisa fazer sua parte respeitando as regras, para colaborar com o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Municipal através da SMT. Ações como esta formam multiplicadores desta mensagem, de forma que possamos diminuir cada vez mais o número de acidentes e mortes no trânsito. Mas para uma cidade com o porte de Feira, temos alcançado números bastante positivos, se comparada a cidades do mesmo porte”, ressalta Maurício Carvalho. Invasão de cruzamentos,velocidade acima da permitida na via, uso de celular, desatenção e desobediência à sinalização estão entre as atitudes que mais provocam acidentes no trânsito, segundo Carvalho. 

"O objetivo deste trabalho é proporcionar um trânsito mais seguro e humanizado para toda a população, além de todas as condições necessárias para que os motoristas e pedestres possam colaborar para um tráfego organizado em nossas ruas e avenidas, e assim trazer mais qualidade de vida à população", conclui Carvalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.