• Casa na Queimadinha não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico

Casa na Queimadinha não apresenta risco de explosão, aponta laudo técnico

27 de dezembro de 2019 \\ Geral

A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), divulgou nesta sexta-feira, 27, o laudo técnico que descarta risco de explosão e desabamento na casa situada na rua Alcides Fadiga, bairro Queimadinha. O imóvel da dona de casa Roseane da Conceição apresentou superaquecimento em alguns cômodos, em outubro passado.


Conforme o laudo, o problema foi causado devido a construção da casa ter sido feita em área de alagamento da Lagoa do Prato Raso, onde há grande quantidade de matéria orgânica. “Esse é ambiente favorável para a formação de turfas”, destaca o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.


A turfa em estágio de decomposição, diz no laudo, libera energia em forma de calor. “Em virtude de a reação ser anaeróbica, ou seja, ocorre na ausência de oxigênio, gera metano”. Este é um gás incolor, inodoro e inflamável. 


Ainda conforme o laudo, as rachaduras no imóvel também não apresentam risco, uma vez que começaram na parte superior das paredes. 


A avaliação foi produzida por meio de parceria do Governo do prefeito Colbert Martins Filho (entre a Semmam, engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e a UFBR (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.